FALAR SOBRE AVALIAÇÃO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL SE FAZ CADA VEZ MAIS RELEVANTE. DESSE MODO, ESTE TRABALHO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE, A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA SER ENALTECIDA NA PRÁTICA E NOS DISCURSOS, HAJA VISTA QUE OS ESTUDOS VOLTADOS PARA ESSA ÁREA SÃO RECENTES E PRECISAM SER EXPLORADOS PELOS PESQUISADORES. ASSIM A PESQUISA EM PROEMINÊNCIA VEM TRATAR DA ADOÇÃO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO MÉTODO AVALIATIVO PORTFÓLIO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL NESSE TRABALHO: ANALISAR COMO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO POR MEIO DO PORTFÓLIO TEM INFLUENCIADO NA PRÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PRIVADA DA CIDADE DE CRATO – CE E OBJETIVOS ESPECÍFICOS, COMPREENDER O MÉTODO DE AVALIAÇÃO POR MEIO DE PORTFÓLIO; ANALISAR OS ASPECTOS RELEVANTES DO MÉTODO AVALIATIVO PORTFÓLIO; CONHECER AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES COM A ADOÇÃO DA PRÁTICA AVALIATIVA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA, ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, BEM COMO UM ESTUDO DE CAMPO ACERCA DO TEMA. NOS APROPRIAMOS DE OBRAS E ARTIGOS DE AUTORES COMO JUSSARA HOFFMANN (2013), MINAYO (2009), SILVA E CRAVEIRO (2014), ALVES (2003). COMO RESULTADOS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS MÉTODOS AINDA ENCONTRAM-SE ENRAIZADOS NO PASSADO E NÃO SE TEM EVOLUÍDO MUITO NESSE SENTIDO, MESMO SENDO UM ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA AS ESCOLAS, VISTO QUE O CONTEXTO ONDE ESTAMOS INSERIDOS NÃO É MAIS O MESMO. NESSE SENTIDO, PRECISAMOS ANDAR EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS E MÉTODOS EFICAZES NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, PARA QUE POSSAMOS ACOMPANHAR O MUNDO MODERNO E FORMAR CIDADÃOS CAPAZES DE ANDAR NESSE MESMO RITMO.