Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS POSSIBILIDADES DA AUTOAVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: AUTOAVALIAÇÃO, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, AVALIAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      A UM EXAME DE REFLEXÃO, O QUAL CONSISTE NA AÇÃO DO DISCENTE AVALIAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO\r\n
      E DESEMPENHO EM SALA DE AULA. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPOR A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO\r\n
      AUTOAVALIATIVO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O DOCENTE, ALÉM DE EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE\r\n
      PROCESSO AVALIATIVO PARA OS EDUCANDOS, SENDO ELAS, PROMOVER O ESTIMULO A CRITICIDADE DO ALUNO,\r\n
      TANTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE AULA, COMO EM SEU PAPEL COMO ESTUDANTE,\r\n
      UTILIZANDO A AUTOAVALIAÇÃO COMO UMA DAS FORMAS DE DIAGNOSTICAR O APRIMORAMENTO DO ENSINO,\r\n
      VISTO QUE DESTA FORMA É POSSÍVEL FACILITAR A OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES E HABILIDADES DOS ALUNOS DURANTE\r\n
      AS AULAS. OS EXPERIMENTOS UTILIZADOS FORAM EXPLORATÓRIOS E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA ISSO, FOI\r\n
      APLICADA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, NO CURSO\r\n
      DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO,\r\n
      UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICOS MORALES (1998), ANTUNES (2013), DEPRESBITERIS\r\n
      (2011), PAROLIN (2011), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA\r\n
      METODOLÓGICA, AUTOAVALIAÇÃO, APRESENTAM AUXÍLIO SIGNIFICATIVO AO EDUCADOR PARA A OBSERVAÇÃO DO\r\n
      DESEMPENHO DOS ALUNOS; NO PONTO DE VISTA DO DISCENTE, ATRIBUI-SE UMA MAIOR CRITICIDADE SOBRE SEU PAPEL\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA-AÇÃO QUE APRESENTA AS POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO PROCESSO AVALIATIVO COM ÊNFASE NA AUTOAVALIAÇÃO, EM QUE O ALUNO É SUBMETIDO A UM EXAME DE REFLEXÃO, O QUAL CONSISTE NA AÇÃO DO DISCENTE AVALIAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E DESEMPENHO EM SALA DE AULA. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPOR A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO AUTOAVALIATIVO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O DOCENTE, ALÉM DE EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PROCESSO AVALIATIVO PARA OS EDUCANDOS, SENDO ELAS, PROMOVER O ESTIMULO A CRITICIDADE DO ALUNO, TANTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE AULA, COMO EM SEU PAPEL COMO ESTUDANTE, UTILIZANDO A AUTOAVALIAÇÃO COMO UMA DAS FORMAS DE DIAGNOSTICAR O APRIMORAMENTO DO ENSINO, VISTO QUE DESTA FORMA É POSSÍVEL FACILITAR A OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES E HABILIDADES DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS. OS EXPERIMENTOS UTILIZADOS FORAM EXPLORATÓRIOS E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA ISSO, FOI APLICADA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, NO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO, UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICOS MORALES (1998), ANTUNES (2013), DEPRESBITERIS (2011), PAROLIN (2011), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA METODOLÓGICA, AUTOAVALIAÇÃO, APRESENTAM AUXÍLIO SIGNIFICATIVO AO EDUCADOR PARA A OBSERVAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS; NO PONTO DE VISTA DO DISCENTE, ATRIBUI-SE UMA MAIOR CRITICIDADE SOBRE SEU PAPEL DE ESTUDANTE NA SALA DE AULA.

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