O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA-AÇÃO QUE APRESENTA AS POSSIBILIDADES NA CONSTRUÇÃO DA
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO PROCESSO AVALIATIVO COM ÊNFASE NA AUTOAVALIAÇÃO, EM QUE O ALUNO É SUBMETIDO
A UM EXAME DE REFLEXÃO, O QUAL CONSISTE NA AÇÃO DO DISCENTE AVALIAR SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO
E DESEMPENHO EM SALA DE AULA. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPOR A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO
AUTOAVALIATIVO COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O DOCENTE, ALÉM DE EXPOR AS CONTRIBUIÇÕES DESTE
PROCESSO AVALIATIVO PARA OS EDUCANDOS, SENDO ELAS, PROMOVER O ESTIMULO A CRITICIDADE DO ALUNO,
TANTO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE AULA, COMO EM SEU PAPEL COMO ESTUDANTE,
UTILIZANDO A AUTOAVALIAÇÃO COMO UMA DAS FORMAS DE DIAGNOSTICAR O APRIMORAMENTO DO ENSINO,
VISTO QUE DESTA FORMA É POSSÍVEL FACILITAR A OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES E HABILIDADES DOS ALUNOS DURANTE
AS AULAS. OS EXPERIMENTOS UTILIZADOS FORAM EXPLORATÓRIOS E DE ABORDAGEM QUALITATIVA, PARA ISSO, FOI
APLICADA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, VIVENCIADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, NO CURSO
DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV. PARA A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO PROPOSTO,
UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICOS MORALES (1998), ANTUNES (2013), DEPRESBITERIS
(2011), PAROLIN (2011), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS INDICAM QUE AS CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA
METODOLÓGICA, AUTOAVALIAÇÃO, APRESENTAM AUXÍLIO SIGNIFICATIVO AO EDUCADOR PARA A OBSERVAÇÃO DO
DESEMPENHO DOS ALUNOS; NO PONTO DE VISTA DO DISCENTE, ATRIBUI-SE UMA MAIOR CRITICIDADE SOBRE SEU PAPEL
DE ESTUDANTE NA SALA DE AULA.