O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DA CONCEPÇÃO PLATÔNICA DE EDUCAÇÃO,
CONSIDERANDO SUA GRANDE RELEVÂNCIA NO DEBATE ACADÊMICO OCIDENTAL. OBJETIVANDO COMPREENDER COMO
PLATÃO CONCEBE O FENÔMENO EDUCATIVO E COMO PROCESSÁ-LO PARA PROMOVER UMA SOCIEDADE CIVILIZADA,
ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, ANALISAREMOS OS
FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICOS SUBJACENTES À IDEIA PLATÔNICA DE EDUCAÇÃO; EM SEGUIDA,
EXAMINAREMOS COMO – À LUZ DA DISCUSSÃO PLATÔNICA NA OBRA A REPÚBLICA – SE PROJETA A EFETIVAÇÃO DE UMA
SOCIEDADE CIVILIZADA, CUJOS CIDADÃOS SEJAM PROMOTORES DO BEM-ESTAR COLETIVO, CRIANDO, ASSIM, UMA
CULTURA INTERACIONAL SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA FELICIDADE DOS SEUS MEMBROS. DESTACAMOS QUE ESTE
ESTUDO ASSUME UM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E É RELEVANTE PORQUE PENSAR UMA EDUCAÇÃO IDEAL NÃO SÓ
NÃO É UMA TAREFA DESNECESSÁRIA (COMO SUPÕEM OS QUE CONSIDERAM UTOPIAS PROJEÇÕES INFÉRTEIS DA AÇÃO
HUMANA, PORQUE POSSIVELMENTE IRREALIZÁVEIS) PARA A CONSTRUÇÃO DE UM HORIZONTE DE CONVÍVIO SAUDÁVEL,
MAS É FUNDAMENTAL FAZÊ-LO, JÁ QUE UTOPIAS SÃO REFERENCIAIS QUE SUSCITAM A AÇÃO E EVITAM A INÉRCIA HUMANA
PARA SUAS DEMANDAS VIVENCIAIS. EM TERMOS CONCLUSIVOS, VEREMOS QUE PLATÃO PROPORÁ QUE UMA SOCIEDADE
IDEAL EXIGE UMA EDUCAÇÃO IDEAL QUE, POR SUA VEZ, DEVE SE ASSENTAR NO PRINCÍPIO DA JUSTIÇA. UMA EDUCAÇÃO
PARA A JUSTIÇA CIVILIZA UMA SOCIEDADE PORQUE FOMENTA NOS SUJEITOS O PRINCÍPIO DO BEM, QUE PARA PLATÃO
SÓ SE PERFAZ PERFEITAMENTE QUANDO ESTÁ CONJUGADA COM A PROMOÇÃO COLETIVA.