Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLATÃO E A EDUCAÇÃO: CONSELHO PARA UMA SOCIEDADE CIVILIZADA.

Palavra-chaves: CIVILIDADE, , EDUCAÇÃO, PAIDEIA GREGA, PLATÃO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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      CONSIDERANDO SUA GRANDE RELEVÂNCIA NO DEBATE ACADÊMICO OCIDENTAL. OBJETIVANDO COMPREENDER COMO \r\n
      PLATÃO CONCEBE O FENÔMENO EDUCATIVO E COMO PROCESSÁ-LO PARA PROMOVER UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, \r\n
      ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, ANALISAREMOS OS \r\n
      FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICOS SUBJACENTES À IDEIA PLATÔNICA DE EDUCAÇÃO; EM SEGUIDA, \r\n
      EXAMINAREMOS COMO – À LUZ DA DISCUSSÃO PLATÔNICA NA OBRA A REPÚBLICA – SE PROJETA A EFETIVAÇÃO DE UMA \r\n
      SOCIEDADE CIVILIZADA, CUJOS CIDADÃOS SEJAM PROMOTORES DO BEM-ESTAR COLETIVO, CRIANDO, ASSIM, UMA \r\n
      CULTURA INTERACIONAL SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA FELICIDADE DOS SEUS MEMBROS. DESTACAMOS QUE ESTE\r\n
      ESTUDO ASSUME UM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E É RELEVANTE PORQUE PENSAR UMA EDUCAÇÃO IDEAL NÃO SÓ \r\n
      NÃO É UMA TAREFA DESNECESSÁRIA (COMO SUPÕEM OS QUE CONSIDERAM UTOPIAS PROJEÇÕES INFÉRTEIS DA AÇÃO \r\n
      HUMANA, PORQUE POSSIVELMENTE IRREALIZÁVEIS) PARA A CONSTRUÇÃO DE UM HORIZONTE DE CONVÍVIO SAUDÁVEL, \r\n
      MAS É FUNDAMENTAL FAZÊ-LO, JÁ QUE UTOPIAS SÃO REFERENCIAIS QUE SUSCITAM A AÇÃO E EVITAM A INÉRCIA HUMANA \r\n
      PARA SUAS DEMANDAS VIVENCIAIS. EM TERMOS CONCLUSIVOS, VEREMOS QUE PLATÃO PROPORÁ QUE UMA SOCIEDADE \r\n
      IDEAL EXIGE UMA EDUCAÇÃO IDEAL QUE, POR SUA VEZ, DEVE SE ASSENTAR NO PRINCÍPIO DA JUSTIÇA. UMA EDUCAÇÃO \r\n
      PARA A JUSTIÇA CIVILIZA UMA SOCIEDADE PORQUE FOMENTA NOS SUJEITOS O PRINCÍPIO DO BEM, QUE PARA PLATÃO \r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESENVOLVER UM ESTUDO ACERCA DA CONCEPÇÃO PLATÔNICA DE EDUCAÇÃO, CONSIDERANDO SUA GRANDE RELEVÂNCIA NO DEBATE ACADÊMICO OCIDENTAL. OBJETIVANDO COMPREENDER COMO PLATÃO CONCEBE O FENÔMENO EDUCATIVO E COMO PROCESSÁ-LO PARA PROMOVER UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, ORGANIZAMOS NOSSO ESTUDO EM DOIS MOMENTOS ESPECÍFICOS DE ANÁLISE: PRIMEIRAMENTE, ANALISAREMOS OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICO-PEDAGÓGICOS SUBJACENTES À IDEIA PLATÔNICA DE EDUCAÇÃO; EM SEGUIDA, EXAMINAREMOS COMO – À LUZ DA DISCUSSÃO PLATÔNICA NA OBRA A REPÚBLICA – SE PROJETA A EFETIVAÇÃO DE UMA SOCIEDADE CIVILIZADA, CUJOS CIDADÃOS SEJAM PROMOTORES DO BEM-ESTAR COLETIVO, CRIANDO, ASSIM, UMA CULTURA INTERACIONAL SUSTENTÁVEL NA PERSPECTIVA DA FELICIDADE DOS SEUS MEMBROS. DESTACAMOS QUE ESTE ESTUDO ASSUME UM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E É RELEVANTE PORQUE PENSAR UMA EDUCAÇÃO IDEAL NÃO SÓ NÃO É UMA TAREFA DESNECESSÁRIA (COMO SUPÕEM OS QUE CONSIDERAM UTOPIAS PROJEÇÕES INFÉRTEIS DA AÇÃO HUMANA, PORQUE POSSIVELMENTE IRREALIZÁVEIS) PARA A CONSTRUÇÃO DE UM HORIZONTE DE CONVÍVIO SAUDÁVEL, MAS É FUNDAMENTAL FAZÊ-LO, JÁ QUE UTOPIAS SÃO REFERENCIAIS QUE SUSCITAM A AÇÃO E EVITAM A INÉRCIA HUMANA PARA SUAS DEMANDAS VIVENCIAIS. EM TERMOS CONCLUSIVOS, VEREMOS QUE PLATÃO PROPORÁ QUE UMA SOCIEDADE IDEAL EXIGE UMA EDUCAÇÃO IDEAL QUE, POR SUA VEZ, DEVE SE ASSENTAR NO PRINCÍPIO DA JUSTIÇA. UMA EDUCAÇÃO PARA A JUSTIÇA CIVILIZA UMA SOCIEDADE PORQUE FOMENTA NOS SUJEITOS O PRINCÍPIO DO BEM, QUE PARA PLATÃO SÓ SE PERFAZ PERFEITAMENTE QUANDO ESTÁ CONJUGADA COM A PROMOÇÃO COLETIVA.

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