BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO DOS ALUNOS QUE INGRESSAM
NA EJA SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO NO
CEARÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59444 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 10333 "titulo" => """ BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO DOS ALUNOS QUE INGRESSAM\r\n NA EJA SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO NO\r\n CEARÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES """ "resumo" => """ A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA EJA E, POR CONSEGUINTE, A TERMINALIDADE DA ETAPA ESCOLAR TEM SIDO UM\r\n DESAFIO ENFRENTADO POR GESTORES EDUCACIONAIS, PROFESSORES E COMUNIDADE EDUCATIVA. PROCURAR A\r\n INSTITUIÇÃO ESCOLAR É APENAS O PRIMEIRO PASSO. AO RETOMAR A EDUCAÇÃO FORMAL, O JOVEM E O ADULTO NEM\r\n SEMPRE CONSEGUEM DAR CONTINUIDADE E CONCLUIR A ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA – ETAPA PRIMORDIAL PARA SE\r\n EMPREENDER UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. ENTENDE-SE QUE O DIREITO AOS CONHECIMENTOS\r\n SOCIALMENTE ACUMULADOS É UM DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EMANCIPAÇÃO CIDADÃ E PARA O IDEAL DE\r\n UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE. A REFLEXÃO SOBRE OS BAIXOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA/CONCLUSÃO DA ETAPA\r\n ESCOLAR EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ SUSCITA, NÃO SOMENTE O ENTENDIMENTO\r\n DE QUE A CERTIFICAÇÃO/CONCLUSÃO DA ETAPA EDUCACIONAL NÃO PODE SE CONFIGURAR COMO UM “ALIGEIRAMENTO”\r\n DO NÍVEL DE ENSINO, MAS TAMBÉM, O RECONHECIMENTO DE QUE A CONCLUSÃO DA ETAPA ESCOLAR DO ALUNO DE\r\n EJA DEVE SE CONSTITUIR COMO UM DIREITO. COMPREENDER, DESSA FORMA, QUAIS FATORES INTRA E\r\n EXTRAESCOLARES CONCORREM PARA A DESCONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS QUE INGRESSAM EM TAL CENTRO\r\n DE EDUCAÇÃO, AJUDA-NOS A PROJETAR INTERVENÇÕES PARA QUE OS BAIXOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO\r\n POSSAM SER MINIMIZADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.AÇÃO DE JOVENS E ADUL, PERMANÊNCIA., BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID10333_08082019075724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE PRACIANO LAURIANO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE LAURIANO" "autor_email" => "cristiane.lauriano@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59444 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 10333 "titulo" => """ BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO DOS ALUNOS QUE INGRESSAM\r\n NA EJA SEMIPRESENCIAL EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO NO\r\n CEARÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES """ "resumo" => """ A PERMANÊNCIA DO ALUNO NA EJA E, POR CONSEGUINTE, A TERMINALIDADE DA ETAPA ESCOLAR TEM SIDO UM\r\n DESAFIO ENFRENTADO POR GESTORES EDUCACIONAIS, PROFESSORES E COMUNIDADE EDUCATIVA. PROCURAR A\r\n INSTITUIÇÃO ESCOLAR É APENAS O PRIMEIRO PASSO. AO RETOMAR A EDUCAÇÃO FORMAL, O JOVEM E O ADULTO NEM\r\n SEMPRE CONSEGUEM DAR CONTINUIDADE E CONCLUIR A ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA – ETAPA PRIMORDIAL PARA SE\r\n EMPREENDER UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA. ENTENDE-SE QUE O DIREITO AOS CONHECIMENTOS\r\n SOCIALMENTE ACUMULADOS É UM DOS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A EMANCIPAÇÃO CIDADÃ E PARA O IDEAL DE\r\n UMA EDUCAÇÃO PERMANENTE. A REFLEXÃO SOBRE OS BAIXOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA/CONCLUSÃO DA ETAPA\r\n ESCOLAR EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEARÁ SUSCITA, NÃO SOMENTE O ENTENDIMENTO\r\n DE QUE A CERTIFICAÇÃO/CONCLUSÃO DA ETAPA EDUCACIONAL NÃO PODE SE CONFIGURAR COMO UM “ALIGEIRAMENTO”\r\n DO NÍVEL DE ENSINO, MAS TAMBÉM, O RECONHECIMENTO DE QUE A CONCLUSÃO DA ETAPA ESCOLAR DO ALUNO DE\r\n EJA DEVE SE CONSTITUIR COMO UM DIREITO. COMPREENDER, DESSA FORMA, QUAIS FATORES INTRA E\r\n EXTRAESCOLARES CONCORREM PARA A DESCONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS QUE INGRESSAM EM TAL CENTRO\r\n DE EDUCAÇÃO, AJUDA-NOS A PROJETAR INTERVENÇÕES PARA QUE OS BAIXOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO\r\n POSSAM SER MINIMIZADOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.AÇÃO DE JOVENS E ADUL, PERMANÊNCIA., BAIXOS ÍNDICES DE CONCLUSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID10333_08082019075724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE PRACIANO LAURIANO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE LAURIANO" "autor_email" => "cristiane.lauriano@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }