É NOTÓRIO QUE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NÃO SE RESTRINGE SOMENTE AO AMBIENTE ESCOLAR. TENDO EM VISTA, QUE HÁ A POSSIBILIDADE DESTE PROFISSIONAL SEGUIR CARREIRA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES, A FIM DE COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES QUE O MESMO PODE OFERECER PARA A INSTITUIÇÃO E PARA AS PESSOAS QUE SE ENCONTRAM ENFERMAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO CONSISTE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PUBLICADOS, TAIS COMO: BRANDÃO (2012), CECCIM (1999), FONTES (2005) E WOLF (2007). ATRAVÉS DA PESQUISA FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE OS BENEFÍCIOS DA PEDAGOGIA HOSPITALAR, POSSIBILITANDO ASSIM TER UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE ESTA ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO QUE AINDA É POUCO CONHECIDA.