O ESTUDO DAS CONCEPÇÕES METODODOLOGICAS E SUAS POSSÍVEIS ADAPTAÇÕES, SE PAUTAM EM BUSCAR MEIOS DE EFETIVAR O ENSINO DAS CIÊNCIAS E DOS SEUS CONCEITOS MAIS ABSTRATOS. COM ISSO, PODE-SE PERCEBER A REAL NECESSIDADE DE SE BUSCAR MEIOS DE CONTRIBUIR COM A CONSTRUÇÃO DE NOVAS MÉTODOLOGIAS APLICÁVEIS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA, JUNTO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID. O OBJETIVO DO ESTUDO, TEM COMO BASE INVESTIGAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTA SUB-PROJETO DE BIOLOGIA IFRN/MACAU, A PARTIR DE NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSO, A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DA SALA TEMÁTICA “ALICE NO PAÍS DO PIBID”, APRESENTADO NA VII EXPOTEC – CAMPUS MACAU, ONDE OS BOLSISTAS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO ARTISTICA, METODOLÓGICA E APRESENTAÇÃO TEATRAL. PARA A CONSTRUÇÃO DA METODOLOGIA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, JUNTO A ELE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE ARTIGOS E LIVROS, A RESPEITO DO TEMA.. TODOS OS QUESTIONAMENTOS TROUXERAM UMA COMPREENÇÃO FINAL DA IMPORTÂNCIA DE SE UTILIZAR DE ADAPTAÇÕES METODOLOGIAS (TEATRO), COMO UM MEIO DE AUXILIAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOSCENTE DOS BOLSISTA DO PIBID , E AINDA ESTIGAR ESSE PROFESSOR EM FORMAÇÃO A PENSAR NOVAS FORMAS DE APRIMORAR O ENSINO DAS CIÊNCIAS (BIOLOGIA), DEIXANDO ASSIM, EM ABERTO AS POSSIBILIDADES DE NOVOS ESTUDOS EM BUSCA DOS MÉTODOS EFICAZES A SEREM UTILIZADOS NA PRÁTICA DOSCENTE.