ESTA PESQUISA DISCUTE OS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE DIANTE DOS DESAFIOS DA SALA DE AULA, PARTINDO DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS COMO: QUAIS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS FORMATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DIANTE DOS DESAFIOS ATUAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL ELPÍDIO MONTEIRO GONÇALVES EM PICOS PI? COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS FORMATIVOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NO ENFRETAMENTO DOS DESAFIOS COTIDIANOS DA SALA DE AULA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA ENTREVISTA NARRATIVA E DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. COMO RESULTADOS, PONTUAMOS QUE AS PARTÍCIPES RECONHECEM AS NOVAS COBRANÇAS FEITAS AO FAZER DOCENTE NA ATUALIDADE E ELEGEM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO PARA A VIDA E O DESENVOLVIMENTO PLENO DOS ALUNOS. NAS FALAS, ANUNCIAM A PREOCUPAÇÃO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES QUE POSSAM VISUALIZAR UMA FORMAÇÃO FRAGMENTADA, LOGO, EVIDENCIAM AS IMPLICAÇÕES DOS PARADIGMAS FORMATIVOS CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES DOCENTES APOIANDO-SE EM ABORDAGENS QUE CONSIDERAM AS COMPLEXIDADES DE SER, APRENDER E CONVIVER NO CENÁRIO SOCIAL CONTEMPORÂNEO.