Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO POVO DO CAMPO NA ESCOLA.

Palavra-chaves: PORTFÓLIO, PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62031
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4245
    "inscrito_id" => 14095
    "titulo" => "PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO POVO DO CAMPO NA ESCOLA."
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ESCRITAS REALIZADAS NO PORTFÓLIO PELOS/AS ACADÊMICOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), EDITAL 2018/2020 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. O PIBID É UMA IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. ATRAVÉS DELE É POSSÍVEL A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA. AO INICIARMOS AS ATIVIDADES DO PIBID NA E. M. E. F. SADYHAMMES, BUSCAMOS CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES, DENTRE OS QUAIS SE ENCONTRAM FILHOS DE OPERÁRIOS QUE TRABALHAM EM PEQUENOS COMÉRCIOS LOCAIS E DE AGRICULTORES FAMILIARES, QUE TRAZEM DA FAMÍLIA, O HÁBITO DE PRODUZIR SUAS HORTALIÇAS E PLANTAR, PELO MENOS,  UM TIPO DE ALIMENTO PARA O CONSUMO (BATATA, CEBOLA, FEIJÃO, AIPIM, ALHO OU BATATA DOCE), BEM COMO OUTRAS LIDAS DO CAMPO. APÓS ESCUTAR O DESEJO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR, NÓS PROPOMOS ALGUMAS AÇÕES COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA E UMA COMPOSTEIRA. PARA ESTA REFLEXÃO,  REALIZAMOS PRIMEIRAMENTE UMA LEITURA ATENTA DAS NOSSAS ESCRITAS SEMANAIS DO PORTFÓLIO, QUE RELATAVAM NOSSAS VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E, A SEGUIR, BUSCAMOS AGRUPAR AS QUE TIVESSEM SENTIDOS PARECIDOS, PROBLEMATIZANDO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID14095_26092019130732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA TIMM JESKE"
    "autor_nome_curto" => "VERA JESKE"
    "autor_email" => "verajeske@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62031
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4245
    "inscrito_id" => 14095
    "titulo" => "PIBID EDUCAÇÃO DO CAMPO: FORMAÇÃO DOCENTE E VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO POVO DO CAMPO NA ESCOLA."
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ESCRITAS REALIZADAS NO PORTFÓLIO PELOS/AS ACADÊMICOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), EDITAL 2018/2020 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. O PIBID É UMA IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. ATRAVÉS DELE É POSSÍVEL A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA. AO INICIARMOS AS ATIVIDADES DO PIBID NA E. M. E. F. SADYHAMMES, BUSCAMOS CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES, DENTRE OS QUAIS SE ENCONTRAM FILHOS DE OPERÁRIOS QUE TRABALHAM EM PEQUENOS COMÉRCIOS LOCAIS E DE AGRICULTORES FAMILIARES, QUE TRAZEM DA FAMÍLIA, O HÁBITO DE PRODUZIR SUAS HORTALIÇAS E PLANTAR, PELO MENOS,  UM TIPO DE ALIMENTO PARA O CONSUMO (BATATA, CEBOLA, FEIJÃO, AIPIM, ALHO OU BATATA DOCE), BEM COMO OUTRAS LIDAS DO CAMPO. APÓS ESCUTAR O DESEJO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR, NÓS PROPOMOS ALGUMAS AÇÕES COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA E UMA COMPOSTEIRA. PARA ESTA REFLEXÃO,  REALIZAMOS PRIMEIRAMENTE UMA LEITURA ATENTA DAS NOSSAS ESCRITAS SEMANAIS DO PORTFÓLIO, QUE RELATAVAM NOSSAS VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E, A SEGUIR, BUSCAMOS AGRUPAR AS QUE TIVESSEM SENTIDOS PARECIDOS, PROBLEMATIZANDO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PORTFÓLIO, PIBID, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID14095_26092019130732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA TIMM JESKE"
    "autor_nome_curto" => "VERA JESKE"
    "autor_email" => "verajeske@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TEXTO TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ESCRITAS REALIZADAS NO PORTFÓLIO PELOS/AS ACADÊMICOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), EDITAL 2018/2020 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. O PIBID É UMA IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. ATRAVÉS DELE É POSSÍVEL A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA. AO INICIARMOS AS ATIVIDADES DO PIBID NA E. M. E. F. SADYHAMMES, BUSCAMOS CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES, DENTRE OS QUAIS SE ENCONTRAM FILHOS DE OPERÁRIOS QUE TRABALHAM EM PEQUENOS COMÉRCIOS LOCAIS E DE AGRICULTORES FAMILIARES, QUE TRAZEM DA FAMÍLIA, O HÁBITO DE PRODUZIR SUAS HORTALIÇAS E PLANTAR, PELO MENOS, UM TIPO DE ALIMENTO PARA O CONSUMO (BATATA, CEBOLA, FEIJÃO, AIPIM, ALHO OU BATATA DOCE), BEM COMO OUTRAS LIDAS DO CAMPO. APÓS ESCUTAR O DESEJO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR, NÓS PROPOMOS ALGUMAS AÇÕES COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA E UMA COMPOSTEIRA. PARA ESTA REFLEXÃO, REALIZAMOS PRIMEIRAMENTE UMA LEITURA ATENTA DAS NOSSAS ESCRITAS SEMANAIS DO PORTFÓLIO, QUE RELATAVAM NOSSAS VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E, A SEGUIR, BUSCAMOS AGRUPAR AS QUE TIVESSEM SENTIDOS PARECIDOS, PROBLEMATIZANDO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.