O PRESENTE TEXTO TRATA-SE DE UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS ESCRITAS REALIZADAS NO PORTFÓLIO PELOS/AS ACADÊMICOS/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PARTICIPANTES DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), EDITAL 2018/2020 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. O PIBID É UMA IMPORTANTE POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. ATRAVÉS DELE É POSSÍVEL A ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA. AO INICIARMOS AS ATIVIDADES DO PIBID NA E. M. E. F. SADYHAMMES, BUSCAMOS CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES, DENTRE OS QUAIS SE ENCONTRAM FILHOS DE OPERÁRIOS QUE TRABALHAM EM PEQUENOS COMÉRCIOS LOCAIS E DE AGRICULTORES FAMILIARES, QUE TRAZEM DA FAMÍLIA, O HÁBITO DE PRODUZIR SUAS HORTALIÇAS E PLANTAR, PELO MENOS, UM TIPO DE ALIMENTO PARA O CONSUMO (BATATA, CEBOLA, FEIJÃO, AIPIM, ALHO OU BATATA DOCE), BEM COMO OUTRAS LIDAS DO CAMPO. APÓS ESCUTAR O DESEJO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR, NÓS PROPOMOS ALGUMAS AÇÕES COMO A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA E UMA COMPOSTEIRA. PARA ESTA REFLEXÃO, REALIZAMOS PRIMEIRAMENTE UMA LEITURA ATENTA DAS NOSSAS ESCRITAS SEMANAIS DO PORTFÓLIO, QUE RELATAVAM NOSSAS VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E, A SEGUIR, BUSCAMOS AGRUPAR AS QUE TIVESSEM SENTIDOS PARECIDOS, PROBLEMATIZANDO AS NOSSAS EXPERIÊNCIAS, EXPECTATIVAS E DESAFIOS.