Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CAPITAL PARA CRIANÇAS EM RODA DE CONVERSA: EXPERIÊNCIAS DO CAMPO DE PESQUISA À LUZ DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, TECNOLOGIA E SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61252
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "O CAPITAL PARA CRIANÇAS EM RODA DE CONVERSA: EXPERIÊNCIAS DO CAMPO DE PESQUISA À LUZ DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO RETRATA DA ESTRATÉGIA CUIDADOSA EM CONVERSAR COM AS CRIANÇAS QUESTÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, CONTEÚDO DISPOSTO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED (MANAUS, 2014). A ABORDAGEM DO TEMA “INDÚSTRIA” FOI PROJETADA PARA UMA VISÃO ALÉM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO EM SI, MAS OPORTUNIZANDO DEBATE E REFLEXÃO DAS QUESTÕES GERADAS PELO DIÁLOGO ENTRE OS 18 ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA SOBRE OS MEIOS DE PRODUÇÃO. ESTA É UMA DAS ETAPAS DE INTERVENÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA PESQUISA DENOMINADA “O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL”, DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), REALIZADA IN LOCO NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2018. A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E ANÁLISE COLETIVA DA OBRA “O CAPITAL PARA CRIANÇAS”, EM CELEBRAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE KARL MARX, DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE RIERA (2018). COM ISSO, PUDEMOS OS ALUNOS A RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COM O ENREDO DE FORMA ACESSÍVEL E DIVERTIDA DA OBRA MAIS IMPORTANTE DO FILÓSOFO ALEMÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA, PARA A POLÍTICA E PARA A SOCIEDADE NUMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA E AS INFLUÊNCIAS PROVENIENTES DA RELAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. ASSIM, ENTENDEMOS QUE AO OPORTUNIZARMOS MOMENTOS COMO ESTE EM RODA DE CONVERSA INTERAGIMOS COM A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DE ÁREAS PERIFÉRICAS NO BAIRRO SÃO GERALDO, EM MANAUS, A QUAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL. PELO TRABALHO PEDAGÓGICO PAUTADO NA PARTICIPAÇÃO COLETIVA, DO ENVOLVIMENTO DO ALUNO NAS DECISÕES DA ESCOLA E NA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR, NOSSA CONTRIBUIÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE SENÃO A ABORDAGEM DE UMA ESTRATÉGICA CONDIZENTE COM A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, NESTE CASO, DESENVOLVENDO A PRÁTICA NOS MOLDES DA ASSEMBLEIA DE ALUNOS QUE É UMA AÇÃO PERMANENTE DA ESCOLA.   \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE CIÊNCIAS; PRODUÇÃO INDUSTRIAL; TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, TECNOLOGIA E SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID512_21042019195454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON RODRIGUES"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61252
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 181
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "O CAPITAL PARA CRIANÇAS EM RODA DE CONVERSA: EXPERIÊNCIAS DO CAMPO DE PESQUISA À LUZ DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO RETRATA DA ESTRATÉGIA CUIDADOSA EM CONVERSAR COM AS CRIANÇAS QUESTÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, CONTEÚDO DISPOSTO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED (MANAUS, 2014). A ABORDAGEM DO TEMA “INDÚSTRIA” FOI PROJETADA PARA UMA VISÃO ALÉM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO EM SI, MAS OPORTUNIZANDO DEBATE E REFLEXÃO DAS QUESTÕES GERADAS PELO DIÁLOGO ENTRE OS 18 ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA SOBRE OS MEIOS DE PRODUÇÃO. ESTA É UMA DAS ETAPAS DE INTERVENÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA PESQUISA DENOMINADA “O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL”, DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), REALIZADA IN LOCO NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2018. A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E ANÁLISE COLETIVA DA OBRA “O CAPITAL PARA CRIANÇAS”, EM CELEBRAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE KARL MARX, DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE RIERA (2018). COM ISSO, PUDEMOS OS ALUNOS A RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COM O ENREDO DE FORMA ACESSÍVEL E DIVERTIDA DA OBRA MAIS IMPORTANTE DO FILÓSOFO ALEMÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA, PARA A POLÍTICA E PARA A SOCIEDADE NUMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA E AS INFLUÊNCIAS PROVENIENTES DA RELAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. ASSIM, ENTENDEMOS QUE AO OPORTUNIZARMOS MOMENTOS COMO ESTE EM RODA DE CONVERSA INTERAGIMOS COM A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DE ÁREAS PERIFÉRICAS NO BAIRRO SÃO GERALDO, EM MANAUS, A QUAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL. PELO TRABALHO PEDAGÓGICO PAUTADO NA PARTICIPAÇÃO COLETIVA, DO ENVOLVIMENTO DO ALUNO NAS DECISÕES DA ESCOLA E NA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR, NOSSA CONTRIBUIÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE SENÃO A ABORDAGEM DE UMA ESTRATÉGICA CONDIZENTE COM A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, NESTE CASO, DESENVOLVENDO A PRÁTICA NOS MOLDES DA ASSEMBLEIA DE ALUNOS QUE É UMA AÇÃO PERMANENTE DA ESCOLA.   \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE CIÊNCIAS; PRODUÇÃO INDUSTRIAL; TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, TECNOLOGIA E SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID512_21042019195454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON CLAY RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON RODRIGUES"
    "autor_email" => "anderson_clay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO RETRATA DA ESTRATÉGIA CUIDADOSA EM CONVERSAR COM AS CRIANÇAS QUESTÕES RELATIVAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, CONTEÚDO DISPOSTO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED (MANAUS, 2014). A ABORDAGEM DO TEMA “INDÚSTRIA” FOI PROJETADA PARA UMA VISÃO ALÉM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO EM SI, MAS OPORTUNIZANDO DEBATE E REFLEXÃO DAS QUESTÕES GERADAS PELO DIÁLOGO ENTRE OS 18 ALUNOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA SOBRE OS MEIOS DE PRODUÇÃO. ESTA É UMA DAS ETAPAS DE INTERVENÇÕES DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR DA PESQUISA DENOMINADA “O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA E A SOCIEDADE NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL”, DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA), REALIZADA IN LOCO NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2018. A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E ANÁLISE COLETIVA DA OBRA “O CAPITAL PARA CRIANÇAS”, EM CELEBRAÇÃO AO BICENTENÁRIO DE KARL MARX, DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE RIERA (2018). COM ISSO, PUDEMOS OS ALUNOS A RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA COM O ENREDO DE FORMA ACESSÍVEL E DIVERTIDA DA OBRA MAIS IMPORTANTE DO FILÓSOFO ALEMÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA, PARA A POLÍTICA E PARA A SOCIEDADE NUMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA E AS INFLUÊNCIAS PROVENIENTES DA RELAÇÃO NA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. ASSIM, ENTENDEMOS QUE AO OPORTUNIZARMOS MOMENTOS COMO ESTE EM RODA DE CONVERSA INTERAGIMOS COM A REALIDADE DE UMA COMUNIDADE DE ÁREAS PERIFÉRICAS NO BAIRRO SÃO GERALDO, EM MANAUS, A QUAL DESENVOLVE PRÁTICAS DE UMA ESCOLA TRANSFORMADORA QUE VEM PROVOCANDO MUDANÇAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL E SOCIAL. PELO TRABALHO PEDAGÓGICO PAUTADO NA PARTICIPAÇÃO COLETIVA, DO ENVOLVIMENTO DO ALUNO NAS DECISÕES DA ESCOLA E NA REORGANIZAÇÃO ESCOLAR, NOSSA CONTRIBUIÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE SENÃO A ABORDAGEM DE UMA ESTRATÉGICA CONDIZENTE COM A VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, NESTE CASO, DESENVOLVENDO A PRÁTICA NOS MOLDES DA ASSEMBLEIA DE ALUNOS QUE É UMA AÇÃO PERMANENTE DA ESCOLA. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DE CIÊNCIAS; PRODUÇÃO INDUSTRIAL; TECNOLOGIA E SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.