COM O PROPÓSITO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, MAS PRECISAMENTE DO ENSINO MÉDIO, PROPOMOS UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUIR E IMPLEMENTAR EM SALA DE AULA PROJETOS EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR. ATRAVÉS DE ENCONTROS DE FORMAÇÃO DOCENTE, PROPOMOS A DISCUSSÃO DE TEXTOS FUNDAMENTADOS NO PENSAMENTO COMPLEXO, TRANSDISCIPLINARIDADE E PP( PEDAGOGIA DE PROJETOS). A DISCUSSÃO E OS QUESTIONAMENTOS SERVIRAM DE BASE PARA ALICERÇAR AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DOS PROFESSORES LIMITADAS SEGUNDO O PERFIL INICIAL A UMA PRÁTICA DOCENTE BASEADA NO ENSINO TRADICIONAL, O QUE DETERMINA O MODELO DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO. A EVOLUÇÃO CONCEITUAL DOS PROFESSORES FOI ANALISADA, À MEDIDA QUE PARTICIPAVAM DOS ENCONTROS DE DISCUSSÃO E APLICAVAM EM SALA DE AULA A PEDAGOGIA DE PROJETOS. NESTA PERSPECTIVA FOI POSSÍVEL ESTABELECER PARÂMETROS COMPARATIVOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE. ALGUNS DESSES QUADROS COMPARATIVOS ESTÃO INDICADOS MAIS DETALHADAMENTE NA METODOLOGIA. O QUADRO INICIAL FOI FUNDAMENTAL PARA A AVALIAÇÃO FINAL DOS PROFESSORES. PERCEBER SE OS MESMOS TINHAM ADQUIRIDO UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR FOI O OBJETIVO PRIMÁRIO DE NOSSA PESQUISA. APESAR DOS ENTRAVES, COMUNS Á PRATICA DOCENTE, PERCEBEMOS QUE OS PROFESSORES ENVOLVERAM-SE E DEDICARAM TEMPO Á PESQUISA. COM ISSO PERCEBEMOS COMO A FORMAÇÃO DOCENTE, INCLUINDO O TEMPO PARA A PESQUISA CIENTÍFICA, DEPENDE NÃO SOMENTE DAS COMPETÊNCIAS DO PRÓPRIO SUJEITO EM RELAÇÃO A SI MESMO, MAS DA VONTADE DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO. CONSEQUENTEMENTE, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE AS REFLEXÕES, DISCUSSÕES E CONSTRUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA AUXILIAR A MUDANÇA DE POSTURA DOS PROFESSORES E MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.