ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, CONCLUÍDA, QUE INVESTIGOU, INTERVIU E ANALISOU A CONSTRUÇÃO E RESGATE DE CONCEITOS MATEMÁTICOS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) E A HABILIDADE CÁLCULO MENTAL. FORAM UTILIZADOS CALENDÁRIOS E JOGOS DE DOMINÓ COM AS QUATRO OPERAÇÕES, SUBSIDIADOS PELAS ATIVIDADES DA PROPOSTA DIDÁTICA. UM ESTUDO DE CASO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, COM 25 ALUNOS, DO 5º ANO. A COLETA DE DADOS SE DEU EM CINCO MOMENTOS, SENDO O AMBIENTE DE PESQUISA A SALA DE AULA. OS DADOS FORAM ANALISADOS LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO TRÊS CATEGORIAS QUE EMERGIRAM DOS MOMENTOS. A TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO FOI UTILIZADA EM TODA A ANÁLISE. A PESQUISA REVELOU QUE O CÁLCULO MENTAL, ATRELADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS FOSSEM CONDUZIDOS GRADATIVAMENTE A CONSTRUÍREM E RESGATAREM CONCEITOS MATEMÁTICOS INERENTES ÀS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.