Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CÁLCULO MENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO

Palavra-chaves: CÁLCULO MENTAL, CALEDÁRIO, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61251
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3503
    "inscrito_id" => 12913
    "titulo" => "O CÁLCULO MENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, CONCLUÍDA, QUE INVESTIGOU, INTERVIU E ANALISOU A CONSTRUÇÃO E RESGATE DE CONCEITOS MATEMÁTICOS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) E A HABILIDADE CÁLCULO MENTAL. FORAM UTILIZADOS CALENDÁRIOS E JOGOS DE DOMINÓ COM AS QUATRO OPERAÇÕES, SUBSIDIADOS PELAS ATIVIDADES DA PROPOSTA DIDÁTICA. UM ESTUDO DE CASO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, COM 25 ALUNOS, DO 5º ANO. A COLETA DE DADOS SE DEU EM CINCO MOMENTOS, SENDO O AMBIENTE DE PESQUISA A SALA DE AULA. OS DADOS FORAM ANALISADOS LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO TRÊS CATEGORIAS QUE EMERGIRAM DOS MOMENTOS. A TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO FOI UTILIZADA EM TODA A ANÁLISE. A PESQUISA REVELOU QUE O CÁLCULO MENTAL, ATRELADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS FOSSEM CONDUZIDOS GRADATIVAMENTE A CONSTRUÍREM E RESGATAREM CONCEITOS MATEMÁTICOS INERENTES ÀS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL, CALEDÁRIO, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID12913_22092019162739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61251
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3503
    "inscrito_id" => 12913
    "titulo" => "O CÁLCULO MENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, CONCLUÍDA, QUE INVESTIGOU, INTERVIU E ANALISOU A CONSTRUÇÃO E RESGATE DE CONCEITOS MATEMÁTICOS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) E A HABILIDADE CÁLCULO MENTAL. FORAM UTILIZADOS CALENDÁRIOS E JOGOS DE DOMINÓ COM AS QUATRO OPERAÇÕES, SUBSIDIADOS PELAS ATIVIDADES DA PROPOSTA DIDÁTICA. UM ESTUDO DE CASO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, COM 25 ALUNOS, DO 5º ANO. A COLETA DE DADOS SE DEU EM CINCO MOMENTOS, SENDO O AMBIENTE DE PESQUISA A SALA DE AULA. OS DADOS FORAM ANALISADOS LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO TRÊS CATEGORIAS QUE EMERGIRAM DOS MOMENTOS. A TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO FOI UTILIZADA EM TODA A ANÁLISE. A PESQUISA REVELOU QUE O CÁLCULO MENTAL, ATRELADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS FOSSEM CONDUZIDOS GRADATIVAMENTE A CONSTRUÍREM E RESGATAREM CONCEITOS MATEMÁTICOS INERENTES ÀS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CÁLCULO MENTAL, CALEDÁRIO, JOGO DE DOMINÓ, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, OPERAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID12913_22092019162739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE FARIAS ANANIAS"
    "autor_email" => "elianefarias.mat@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR PARTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, CONCLUÍDA, QUE INVESTIGOU, INTERVIU E ANALISOU A CONSTRUÇÃO E RESGATE DE CONCEITOS MATEMÁTICOS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) E A HABILIDADE CÁLCULO MENTAL. FORAM UTILIZADOS CALENDÁRIOS E JOGOS DE DOMINÓ COM AS QUATRO OPERAÇÕES, SUBSIDIADOS PELAS ATIVIDADES DA PROPOSTA DIDÁTICA. UM ESTUDO DE CASO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA PRIMÁRIA DA REDE PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, COM 25 ALUNOS, DO 5º ANO. A COLETA DE DADOS SE DEU EM CINCO MOMENTOS, SENDO O AMBIENTE DE PESQUISA A SALA DE AULA. OS DADOS FORAM ANALISADOS LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO TRÊS CATEGORIAS QUE EMERGIRAM DOS MOMENTOS. A TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO FOI UTILIZADA EM TODA A ANÁLISE. A PESQUISA REVELOU QUE O CÁLCULO MENTAL, ATRELADO ÀS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS FOSSEM CONDUZIDOS GRADATIVAMENTE A CONSTRUÍREM E RESGATAREM CONCEITOS MATEMÁTICOS INERENTES ÀS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.