Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 231
PESQUISA CURRICULAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: VALORIZAÇÃO DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, CURRÍCULO EDUCACIONAL, BRINCAR, LUDICIDADE, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É PARTE DO PROCESSO AVALIATIVO DA DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO V, DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB, CAMPUS I, JOÃO PESSOA-PB. O OBJETIVO É COMPREENDER QUAL O LUGAR QUE O BRINCAR OCUPA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA INVESTIGAÇÃO FORAM OS CONCEITOS DE LUDICIDADE, DE ENSINO, APRENDIZADO PESQUISA CURRICULAR EDUCACIONAL E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI À BIBLIOGRÁFICA, COMPOSTA POR TRÊS MOMENTOS: SELEÇÃO, LEITURAS E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS. ENQUANTO RESULTADO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA TANTO NO CURRÍCULO, QUANTO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, INTENCIONALIDADES QUANTO AO FATOR VALORATIVO ATRIBUÍDO AO BRINCAR ENQUANTO UMA FERRAMENTA, ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.