ESTE TRABALHO É PARTE DO PROCESSO AVALIATIVO DA DISCIPLINA SEMINÁRIO TEMÁTICO V, DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB, CAMPUS I, JOÃO PESSOA-PB. O OBJETIVO É COMPREENDER QUAL O LUGAR QUE O BRINCAR OCUPA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E QUAIS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS UTILIZADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA INVESTIGAÇÃO FORAM OS CONCEITOS DE LUDICIDADE, DE ENSINO, APRENDIZADO PESQUISA CURRICULAR EDUCACIONAL E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI À BIBLIOGRÁFICA, COMPOSTA POR TRÊS MOMENTOS: SELEÇÃO, LEITURAS E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS. ENQUANTO RESULTADO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA TANTO NO CURRÍCULO, QUANTO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, INTENCIONALIDADES QUANTO AO FATOR VALORATIVO ATRIBUÍDO AO BRINCAR ENQUANTO UMA FERRAMENTA, ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO.