Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE E A CONCEPÇÃO QUALITATIVA DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS PEDAGOGOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, BNCC, ENSINO, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62536
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 3134
    "titulo" => "RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE E A CONCEPÇÃO QUALITATIVA DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS PEDAGOGOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO BUSCAR ENTENDER E INTERPRETAR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE DE 2018 NA ÁREA DA MATEMÁTICA, QUE DIFICULDADES E DESAFIOS OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENFRENTAM PARA OBTER MELHORES RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ANALISANDO OS RESULTADOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, DOS 3.085 ALUNOS QUE FORAM AVALIADOS EM 2018, APENAS 22,2% FICARAM NO PADRÃO ADEQUADO. ESSE RESULTADO É O REFLEXO DE TODA UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS. DESSA FORMA, A REFLEXÃO SOBRE O PREPARO INSUFICIENTE DOS FUTUROS PROFESSORES PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS, EM PARTICULAR, DA MATEMÁTICA, AINDA EM NÍVEL DE INICIAÇÃO, EXIGE A UMA CONSIDERAÇÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A SUFICIÊNCIA OU ADEQUAÇÃO DA PERSPECTIVA DOS PEDAGOGOS.  CUNHA (2010) ELUCIDA, QUE O DOMÍNIO DO CONTEÚDO E DOMÍNIO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTUDO O PRIMEIRO, O DOMÍNIO DO CONTEÚDO, PARA AUTORA, NÃO LIMITA-SE APENAS EM ENSINAR, ESTE CONHECIMENTO PRECISA IR MUITO ALÉM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BNCC, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3134_15082019175639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINA SÉFORA SANTANA MENEZES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DINA SÉFORA"
    "autor_email" => "dinaseforasmlima@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ-IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62536
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2127
    "inscrito_id" => 3134
    "titulo" => "RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE E A CONCEPÇÃO QUALITATIVA DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS PEDAGOGOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO BUSCAR ENTENDER E INTERPRETAR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE DE 2018 NA ÁREA DA MATEMÁTICA, QUE DIFICULDADES E DESAFIOS OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENFRENTAM PARA OBTER MELHORES RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ANALISANDO OS RESULTADOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, DOS 3.085 ALUNOS QUE FORAM AVALIADOS EM 2018, APENAS 22,2% FICARAM NO PADRÃO ADEQUADO. ESSE RESULTADO É O REFLEXO DE TODA UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS. DESSA FORMA, A REFLEXÃO SOBRE O PREPARO INSUFICIENTE DOS FUTUROS PROFESSORES PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS, EM PARTICULAR, DA MATEMÁTICA, AINDA EM NÍVEL DE INICIAÇÃO, EXIGE A UMA CONSIDERAÇÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A SUFICIÊNCIA OU ADEQUAÇÃO DA PERSPECTIVA DOS PEDAGOGOS.  CUNHA (2010) ELUCIDA, QUE O DOMÍNIO DO CONTEÚDO E DOMÍNIO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTUDO O PRIMEIRO, O DOMÍNIO DO CONTEÚDO, PARA AUTORA, NÃO LIMITA-SE APENAS EM ENSINAR, ESTE CONHECIMENTO PRECISA IR MUITO ALÉM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BNCC, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3134_15082019175639.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINA SÉFORA SANTANA MENEZES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DINA SÉFORA"
    "autor_email" => "dinaseforasmlima@gmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ-IFCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO BUSCAR ENTENDER E INTERPRETAR A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO SPAECE DE 2018 NA ÁREA DA MATEMÁTICA, QUE DIFICULDADES E DESAFIOS OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ENFRENTAM PARA OBTER MELHORES RESULTADOS NAS AVALIAÇÕES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ANALISANDO OS RESULTADOS DO 5º ANO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, DOS 3.085 ALUNOS QUE FORAM AVALIADOS EM 2018, APENAS 22,2% FICARAM NO PADRÃO ADEQUADO. ESSE RESULTADO É O REFLEXO DE TODA UMA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS. DESSA FORMA, A REFLEXÃO SOBRE O PREPARO INSUFICIENTE DOS FUTUROS PROFESSORES PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS, EM PARTICULAR, DA MATEMÁTICA, AINDA EM NÍVEL DE INICIAÇÃO, EXIGE A UMA CONSIDERAÇÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE A SUFICIÊNCIA OU ADEQUAÇÃO DA PERSPECTIVA DOS PEDAGOGOS. CUNHA (2010) ELUCIDA, QUE O DOMÍNIO DO CONTEÚDO E DOMÍNIO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O DOCENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTUDO O PRIMEIRO, O DOMÍNIO DO CONTEÚDO, PARA AUTORA, NÃO LIMITA-SE APENAS EM ENSINAR, ESTE CONHECIMENTO PRECISA IR MUITO ALÉM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.