O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES REALIZADAS NA DISCIPLINA TEORIAS EDUCACIONAIS DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE TIRADENTES – ARACAJU/SE. O OBJETIVO FOI APREENDER AS DIFERENTES NOÇÕES DE EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA APRESENTADA NAS OBRAS DE JOÃO AMÓS COMENIUS - DIDÁTICA MAGNA (1649), JEAN JAQUES ROUSSEAU - EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO (1762), JONH LOCKE NA - ENSAIO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO (1690) E JONH DEWEY - VIDA E EDUCAÇÃO (1954). A PARTIR DA LEITURA E A ANÁLISE DAS OBRAS MENCIONADAS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A EDUCAÇÃO E A EXPERIÊNCIA SÃO TIDAS COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM, NO ENTANTO CADA UM DOS AUTORES APRESENTA A SUA CONCEPÇÃO EM FUNDAMENTOS E PONTOS DE PARTIDA DISTINTOS, MAS NÃO DESPREZANDO A EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO/ EDUCAÇÃO DO HOMEM.