NESTA PESQUISA BUSCAMOS DEMONSTRAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EVIDENCIANDO COMO ESSA RELAÇÃO VEM DESFAVORECENDO AS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA, EM ESPECIAL AS AFRODESCENDENTES, ALÉM DE ENTENDER COMO AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS AFETAM ESSAS RELAÇÕES, E COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR NA PERPETUAÇÃO DESSE PARADIGMA. INFERIMOS QUE A INTERSECCIONALIDADE BUSCA A CONSONÂNCIA NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE RAÇA E GENRO E CLASSE, POIS NENHUMA SE SOBREPÕE A OUTRA E SE FAZ NECESSÁRIO DEPREENDER A LIGAÇÃO ENTRE ELAS. A PESQUISA É DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E PARA MELHOR CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA FOI UTILIZADOS TEÓRICOS COMO ANGELA DAVIS (2016), SCOTT (1995) E LOURO (1997) PARA ELUCIDAR TODOS OS PORMENORES QUE DETÉM A TEMÁTICA. PERFAZEMOS ASSIM QUE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA ESTÃO IMBRICADAS SOCIALMENTE, E QUE A REFLEXÃO SE FAZ PERTINENTE TANTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL COMO SOCIAL.