Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCORRENDO O PROCESSO HISTÓRICO DA RELAÇÃO DO GÊNERO E CLASSE: DISCUSSÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO PARA A EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: AFRODESCENDENTES, CLASSE, GÊNERO, MULHERES, MULHERES Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTA PESQUISA BUSCAMOS DEMONSTRAR AS RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE EVIDENCIANDO COMO ESSA RELAÇÃO VEM DESFAVORECENDO AS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA, EM ESPECIAL AS AFRODESCENDENTES, ALÉM DE ENTENDER COMO AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS AFETAM ESSAS RELAÇÕES, E COMO A EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR NA PERPETUAÇÃO DESSE PARADIGMA. INFERIMOS QUE A INTERSECCIONALIDADE BUSCA A CONSONÂNCIA NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE RAÇA E GENRO E CLASSE, POIS NENHUMA SE SOBREPÕE A OUTRA E SE FAZ NECESSÁRIO DEPREENDER A LIGAÇÃO ENTRE ELAS. A PESQUISA É DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E PARA MELHOR CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA FOI UTILIZADOS TEÓRICOS COMO ANGELA DAVIS (2016), SCOTT (1995) E LOURO (1997) PARA ELUCIDAR TODOS OS PORMENORES QUE DETÉM A TEMÁTICA. PERFAZEMOS ASSIM QUE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E RAÇA ESTÃO IMBRICADAS SOCIALMENTE, E QUE A REFLEXÃO SE FAZ PERTINENTE TANTO NO ÂMBITO EDUCACIONAL COMO SOCIAL.

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