O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO COMO UM DOS MAIS DESAFIANTES, E EXIGE QUE ALUNOS E PROFESSORES SE ARTICULEM, NO SENTIDO DE DESENVOLVEREM UMA PRÁTICA MAIS EFICAZ SOBRE ESTE CAMPO DO CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, BUSCAR ALTERNATIVAS DIDÁTICAS MAIS EFICIENTES E DE BAIXO CUSTO, TEM SIDO UMA DAS PRÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA, CUJO INTUITO É MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO A PARTIR DE OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS. DENTRE ESTAS PRÁTICAS APARECEM OS JOGOS DIDÁTICOS, QUE SE BEM ARTICULADOS PODEM APRESENTAR BONS RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO ELENCOU COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “THREE METALS”.ODESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DO JOGO BUSCARAM TRABALHAR COM OS CONCEITOS RELACIONADOS A ELETROQUÍMICA, COM ÊNFASE NO ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS CONTIDAS EM PILHAS E BATERIAS E OS SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS MATRICULADOS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE INTEGRADA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (IFPB). OS RESULTADOS ALCANÇADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DO JOGO “THREE METALS” CONTRIBUÍRAM COM A MELHORIA DO NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS AVALIADOS, DEMOSTRANDO QUE A INTRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS NO AMBIENTE DE ENSINO PODE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA APROXIMAR OS ESTUDANTES DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUE INTEGRAM A QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE.