A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DA QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58521 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3061 "inscrito_id" => 2431 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DA QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO COMO UM DOS MAIS DESAFIANTES, E EXIGE QUE ALUNOS E PROFESSORES SE ARTICULEM, NO SENTIDO DE DESENVOLVEREM UMA PRÁTICA MAIS EFICAZ SOBRE ESTE CAMPO DO CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, BUSCAR ALTERNATIVAS DIDÁTICAS MAIS EFICIENTES E DE BAIXO CUSTO, TEM SIDO UMA DAS PRÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA, CUJO INTUITO É MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO A PARTIR DE OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS. DENTRE ESTAS PRÁTICAS APARECEM OS JOGOS DIDÁTICOS, QUE SE BEM ARTICULADOS PODEM APRESENTAR BONS RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO ELENCOU COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “THREE METALS”.ODESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DO JOGO BUSCARAM TRABALHAR COM OS CONCEITOS RELACIONADOS A ELETROQUÍMICA, COM ÊNFASE NO ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS CONTIDAS EM PILHAS E BATERIAS E OS SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS MATRICULADOS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE INTEGRADA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (IFPB). OS RESULTADOS ALCANÇADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DO JOGO “THREE METALS” CONTRIBUÍRAM COM A MELHORIA DO NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS AVALIADOS, DEMOSTRANDO QUE A INTRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS NO AMBIENTE DE ENSINO PODE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA APROXIMAR OS ESTUDANTES DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUE INTEGRAM A QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2431_10092019144314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA GOUVEIA ZUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA GOUVEIA" "autor_email" => "amanda-zuza@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58521 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3061 "inscrito_id" => 2431 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS AO ENSINO DA QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ENSINO DE QUÍMICA PODE SER CONSIDERADO COMO UM DOS MAIS DESAFIANTES, E EXIGE QUE ALUNOS E PROFESSORES SE ARTICULEM, NO SENTIDO DE DESENVOLVEREM UMA PRÁTICA MAIS EFICAZ SOBRE ESTE CAMPO DO CONHECIMENTO. NESTE SENTIDO, BUSCAR ALTERNATIVAS DIDÁTICAS MAIS EFICIENTES E DE BAIXO CUSTO, TEM SIDO UMA DAS PRÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA, CUJO INTUITO É MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO A PARTIR DE OUTROS RECURSOS PEDAGÓGICOS. DENTRE ESTAS PRÁTICAS APARECEM OS JOGOS DIDÁTICOS, QUE SE BEM ARTICULADOS PODEM APRESENTAR BONS RESULTADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO ELENCOU COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO DENOMINADO “THREE METALS”.ODESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DO JOGO BUSCARAM TRABALHAR COM OS CONCEITOS RELACIONADOS A ELETROQUÍMICA, COM ÊNFASE NO ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS CONTIDAS EM PILHAS E BATERIAS E OS SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS. O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS MATRICULADOS NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE INTEGRADA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (IFPB). OS RESULTADOS ALCANÇADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DO JOGO “THREE METALS” CONTRIBUÍRAM COM A MELHORIA DO NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS AVALIADOS, DEMOSTRANDO QUE A INTRODUÇÃO DE NOVOS RECURSOS NO AMBIENTE DE ENSINO PODE SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA APROXIMAR OS ESTUDANTES DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS QUE INTEGRAM A QUÍMICA E SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, QUÍMICA, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID2431_10092019144314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA AMANDA GOUVEIA ZUZA" "autor_nome_curto" => "AMANDA GOUVEIA" "autor_email" => "amanda-zuza@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }