Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS, PAULO FREIRE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59918
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1878
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS, PAULO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID831_15082019084548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA  LOPES DE FREITAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA FREITAS"
    "autor_email" => "mayfreitas18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59918
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1878
    "inscrito_id" => 831
    "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS, PAULO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID831_15082019084548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA  LOPES DE FREITAS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA FREITAS"
    "autor_email" => "mayfreitas18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PROJETO DE MONITORIA APONTA UMA UNIÃO ENTRE A TEORIA (TECHNÉ) E PRÁTICA (PRÁXIS) FACILITANDO AS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE E EM SEGUIDA APRIMORANDO A IMPORTÂNCIA DE TER MONITORIA TANTO NO ENSINO BÁSICO QUANTO NO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU, POR MEIO DE ANÁLISE RETROSPECTIVA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE MONITORIA BEM COMO A SATISFAÇÃO DOS MONITORES QUANTO AO EXERCÍCIO DA MONITORIA NO ÂMBITO ACADÊMICO. O PRESENTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO QUALITATIVO EXPLICATIVO RETROSPECTIVO, NOS QUAIS FORAM SELECIONADOS MONITORES DOS ANOS DE 2011 A 2018 DA DISCIPLINA DE ‘INTRODUÇÃO À FÍSICA’ DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. O ENSINO SUPERIOR NÃO SE RESTRINGE À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM SE COMPROMETE COM A FORMAÇÃO HUMANA, DEVENDO A INSTITUIÇÃO SER COMPROMETIDA COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO, ENGLOBANDO AS ESFERAS: SOCIAL, POLÍTICA E CIENTÍFICA. PARTICIPOU DA PESQUISA UM TOTAL DE SEIS MONITORES. NAS RESPOSTAS DOS MONITORES SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS AO LONGO DA MONITORIA DESTACA-SE A FALTA DE COMPROMETIMENTO DOS DISCENTES PARA COM A MONITORIA, DIFICULDADES BUROCRÁTICAS E A DIDÁTICA EM LIDAR COM ALUNOS DIFERENTES QUE POSSUEM, POR SUA VEZ, DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, PERCEBE-SE QUE EXISTEM GRANDES DIFICULDADES EM SE OBTER A PRESENÇA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE MONITORIA, MESMO QUANDO ESTA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS NO APRENDIZADO DE CADA ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.