O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM.