Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Palavra-chaves: LUDOLOGIA, , PSICOMOTRICIDADE, INCLUSÃO, NÚCLEO CUIDAR. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58745
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 7029
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LUDOLOGIA,, PSICOMOTRICIDADE, INCLUSÃO, NÚCLEO CUIDAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7029_13092019084815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE MIRANDA DOS SANTOS MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "IVONE MIRANDA"
    "autor_email" => "enovi13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL VALDELICE SOARES PINHEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58745
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 7029
    "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LUDOLOGIA,, PSICOMOTRICIDADE, INCLUSÃO, NÚCLEO CUIDAR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7029_13092019084815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVONE MIRANDA DOS SANTOS MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "IVONE MIRANDA"
    "autor_email" => "enovi13@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL VALDELICE SOARES PINHEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.