A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58745 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 7029 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LUDOLOGIA,, PSICOMOTRICIDADE, INCLUSÃO, NÚCLEO CUIDAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7029_13092019084815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE MIRANDA DOS SANTOS MENEZES" "autor_nome_curto" => "IVONE MIRANDA" "autor_email" => "enovi13@hotmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL VALDELICE SOARES PINHEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58745 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 7029 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS VIVÊNCIAS DO FAZER PSICOMOTOR, COM BASE NAS PRÁTICAS LÚDICAS VOLTADAS ÀS AÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA E RELACIONAL, UTILIZANDO A LUDICIDADE COMO INTERVENÇÃO METODOLÓGICA. AS SESSÕES FORAM REALIZADAS NO NÚCLEO CUIDAR – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PORTADORES DE SÍNDROMES DEFICITÁRIAS NEUROLÓGICAS DE ITABUNA/BA, COM CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, COM IDADES QUE VARIAM DE 04 (QUATRO) A 60 (SESSENTA) ANOS, DO SEXO FEMININO E MASCULINO. OPTOU-SE POR UM ESTUDO DE CASO, POR ESTE SER UM ESTUDO AMPLO E DETALHADO, COM BASE NAS AÇÕES PSICOMOTRIZES, NO RESGATE DA AUTOESTIMA E DOS PROCESSOS DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, TANTO DOS CONTEÚDOS A SEREM APRENDIDOS, QUANTO DO EQUILIBRO DAS EMOÇÕES E PERCEPÇÕES, IMPRESCINDÍVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR MAIS PRÓXIMO DO DESEJÁVEL. BUSCOU-SE TAMBÉM DISCUTIR OS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE E SEUS COMPONENTES, ALÉM DA CONTRIBUIÇÃO DA ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REALIZAÇÃO DE SESSÕES DE INTERVENÇÕES E ANÁLISES CLÍNICAS E RELACIONAIS PSICOMOTORAS, COM DURAÇÃO DE DEZ SEMANAS. ASSIM, PROCUROU-SE PONDERAR A FUNCIONALIDADE DAS AÇÕES, COM BASE NA LUDICIDADE, COMO RECURSO IMPRESCINDÍVEL NESSA PRÁTICA. DESTA FORMA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR O PERFIL PSICOMOTOR EM QUE O SUJEITO SE ENCONTRA, BEM COMO, OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ATENDIDAS NOS DIVERSOS ASPECTOS RELATIVOS ÀS HABILIDADES COGNITIVAS E AFETIVAS, AS QUAIS IMPLICAM NA INTERAÇÃO HUMANA, POIS, É ATRAVÉS DESSAS RELAÇÕES QUE OCORRE A APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LUDOLOGIA,, PSICOMOTRICIDADE, INCLUSÃO, NÚCLEO CUIDAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7029_13092019084815.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVONE MIRANDA DOS SANTOS MENEZES" "autor_nome_curto" => "IVONE MIRANDA" "autor_email" => "enovi13@hotmail.com" "autor_ies" => "COLÉGIO ESTADUAL VALDELICE SOARES PINHEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }