O PRESENTE TRABALHO DISCUTE RESULTADOS SOBRE A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE ASPECTOS INFRAESTRUTURAIS DE SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS, TENDO COMO NORTE A POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLA PARA AS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO. TAL POLÍTICA VETORIZA-SE ATRAVÉS DE UM PADRÃO BÁSICO DE FUNCIONAMENTOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS, NO QUAL SÃO ESTABELECIDOS OS REQUISITOS MATERIAIS PARA A CONFIGURAÇÃO DE UM ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE AS CONDIÇÕES INFRAESTRUTURAIS DE SUAS ESCOLAS À LUZ DA REFERIDA POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR. PARA TANTO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM ESTUDANTES DO 9º ANO E DO ENSINO MÉDIO DE QUATRO ESCOLAS REGULARES DA REDE ESTADUAL, SITUADAS NO RECIFE, BUSCANDO PRIVILEGIAR ASPECTOS SUBJETIVOS (KOWALTOLWSKI, 2011). OS DADOS FORAM DISCUTIDOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 2011) E TENDO COMO ARCABOUÇO TEÓRICO-ANALÍTICO, AS CONTRIBUIÇÕES DE BALL (2002) SOBRE O CICLO DE POLÍTICAS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ASPECTOS DE CARÁTER SUBJETIVO, RELATIVOS ÀS FORMAS DE USO E INTERVENÇÃO NOS ESPAÇOS, CONFORMADORES DOS AMBIENTES, TEM MUITA RELEVÂNCIA NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS SUAS ESCOLAS. EVIDENCIARAM, AINDA, QUE A PERCEPÇÃO SOBRE AS FORMAS DE USO E QUALIDADE DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS, É REALISTA, CONDIZENTE COM SUAS VIVÊNCIAS E REVELADORAS DE EFEITOS DA POLÍTICA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR BASEADA EM PADRÕES BÁSICOS, PARA A GARANTIA OU NEGAÇÃO DE DIREITOS EDUCACIONAIS. TAIS ELEMENTOS AJUDAM A COMPREENDERMOS O PAPEL DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR COMO ELEMENTO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, EM RELAÇÃO COM A DIMENSÃO PEDAGÓGICO-ADMINISTRATIVA.