A ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO BRASILEIRO PRECONIZA A GARANTIA DE UM SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. EMBORA HAJA UM CONJUNTO DE MEDIDAS INSERIDAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA GARANTIR O ACESSO E AS CONDIÇÕES DE ATENDIMENTO ADEQUADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, O NÚMERO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NESSE NÍVEL DE ENSINO AINDA É BAIXO. O PROJETO ALUNO APOIADOR SURGIU A PARTIR DE LUTAS QUE COMEÇARAM DEVIDO ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, VISANDO A INTEGRAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA DESCREVER UM CASO DE CONTRIBUIÇÃO DO ALUNO APOIADOR ATUANTE NO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, CAV/UFPE, E DISCORRER ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DESSA EXPERIÊNCIA E DA IMPORTÂNCIA DO PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS, BUSCANDO CONTRIBUIR COM AS DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO.