A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA COM 50 ALUNOS VOLUNTÁRIOS DO 3° AO 9° PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA
EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, NO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA), TENDO
COMO OBJETIVO COMPREENDER QUAL A CONCEPÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE OS MAPAS CONCEITUAIS COMO
FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. FICOU CONSTATADO QUE EMBORA A MAIORIA DOS ALUNOS RECONHEÇAM
QUE OS MAPAS COMO UMA BOA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O APRENDIZADO, PELO FATO QUE PODE PROMOVER
A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ELES NÃO USAM OS MAPAS CONCEITUAIS
COM TOTAL FREQUÊNCIA. ALÉM DISSO, OS ENTREVISTADOS AFIRMAM QUE EMBORA ALGUNS PROFESSORES USEM COMO
FERRAMENTA DE ENSINO, AINDA ASSIM, É COM UMA BAIXA FREQUÊNCIA. DESTA FORMA, DEVEMOS REFLETIR COMO
ESSE RECURSO PODE AJUDAR AOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZADO, E COMO FUTUROS DOCENTES NO PROCESSO
DE ENSINO.