Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TIC Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61978
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4377
    "inscrito_id" => 14196
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS COMO A CALCULADORA NOS AMBIENTES EDUCATIVOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CADA VEZ MAIS VEM SE DESTACANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA SOBRE O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS A 42 DISCENTES, PRECEDIDOS DE UMA ANÁLISE DE NATUREZA QUALITATIVA - QUANTITATIVA. EVIDENCIAMOS QUE OS DISCENTES EM SUA MAIORIA SÃO A FAVOR DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E AVALIAM ESSA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO IMPORTANTE DESTACANDO PONTOS POSITIVOS RELACIONADOS À SUA UTILIDADE NA CONFERÊNCIA DE RESULTADOS, AGILIDADE E PRECISÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REALÍSTICOS. ENTRETANTO, CONSTATAMOS TAMBÉM QUE A MAIOR PARTE DOS DISCENTES NÃO USARIA COMO UM SUPORTE DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ALEGANDO FALTA DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES, INSEGURANÇA E ALGUMAS DESVANTAGENS DE SEU USO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. VERIFICAMOS AINDA EM MAIOR NÚMERO, QUE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NÃO INIBE O CÁLCULO MENTAL DO ALUNO. CONTUDO, O USO DA CALCULADORA COMO UM AUXÍLIO PEDAGÓGICO DE MANEIRA PLANEJADA PODE ACRESCENTAR NA CAPACIDADE DOS ALUNOS, PERMITINDO-OS CONCEBER NOVAS ABORDAGENS DENTRO DA MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14196_26092019160415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA FILHO"
    "autor_email" => "renatasantosw3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61978
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4377
    "inscrito_id" => 14196
    "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA ACERCA DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS COMO A CALCULADORA NOS AMBIENTES EDUCATIVOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CADA VEZ MAIS VEM SE DESTACANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA SOBRE O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS A 42 DISCENTES, PRECEDIDOS DE UMA ANÁLISE DE NATUREZA QUALITATIVA - QUANTITATIVA. EVIDENCIAMOS QUE OS DISCENTES EM SUA MAIORIA SÃO A FAVOR DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E AVALIAM ESSA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO IMPORTANTE DESTACANDO PONTOS POSITIVOS RELACIONADOS À SUA UTILIDADE NA CONFERÊNCIA DE RESULTADOS, AGILIDADE E PRECISÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REALÍSTICOS. ENTRETANTO, CONSTATAMOS TAMBÉM QUE A MAIOR PARTE DOS DISCENTES NÃO USARIA COMO UM SUPORTE DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ALEGANDO FALTA DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES, INSEGURANÇA E ALGUMAS DESVANTAGENS DE SEU USO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. VERIFICAMOS AINDA EM MAIOR NÚMERO, QUE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NÃO INIBE O CÁLCULO MENTAL DO ALUNO. CONTUDO, O USO DA CALCULADORA COMO UM AUXÍLIO PEDAGÓGICO DE MANEIRA PLANEJADA PODE ACRESCENTAR NA CAPACIDADE DOS ALUNOS, PERMITINDO-OS CONCEBER NOVAS ABORDAGENS DENTRO DA MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14196_26092019160415.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RENATA FILHO"
    "autor_email" => "renatasantosw3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS COMO A CALCULADORA NOS AMBIENTES EDUCATIVOS COMO UM RECURSO DIDÁTICO CADA VEZ MAIS VEM SE DESTACANDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFAL - CAMPUS ARAPIRACA SOBRE O USO DA CALCULADORA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO NA QUAL OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS A 42 DISCENTES, PRECEDIDOS DE UMA ANÁLISE DE NATUREZA QUALITATIVA - QUANTITATIVA. EVIDENCIAMOS QUE OS DISCENTES EM SUA MAIORIA SÃO A FAVOR DO USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA E AVALIAM ESSA TECNOLOGIA COMO UM RECURSO IMPORTANTE DESTACANDO PONTOS POSITIVOS RELACIONADOS À SUA UTILIDADE NA CONFERÊNCIA DE RESULTADOS, AGILIDADE E PRECISÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REALÍSTICOS. ENTRETANTO, CONSTATAMOS TAMBÉM QUE A MAIOR PARTE DOS DISCENTES NÃO USARIA COMO UM SUPORTE DIDÁTICO EM SALA DE AULA, ALEGANDO FALTA DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES, INSEGURANÇA E ALGUMAS DESVANTAGENS DE SEU USO PARA A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. VERIFICAMOS AINDA EM MAIOR NÚMERO, QUE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NÃO INIBE O CÁLCULO MENTAL DO ALUNO. CONTUDO, O USO DA CALCULADORA COMO UM AUXÍLIO PEDAGÓGICO DE MANEIRA PLANEJADA PODE ACRESCENTAR NA CAPACIDADE DOS ALUNOS, PERMITINDO-OS CONCEBER NOVAS ABORDAGENS DENTRO DA MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.