RESUMO
ESTE ESTUDO DISCORRE SOBRE A TEMÁTICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES DURANTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. NOSSO ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES COMPARTILHADAS DURANTE OS PROCESSOS FORMATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SABERES QUE ORIENTAM AS AÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE AS LEITURAS, OLHARES, DEBATES E EXPERIÊNCIAS DURANTE A DOCÊNCIA SÃO SIGNIFICATIVAS PARA FORMAR CONHECIMENTOS QUE ORIENTAM AS AÇÕES PRÁTICAS DO PROFESSOR. A INVESTIGAÇÃO FOI DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ENVOLVEU ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E UTILIZOU A POSTURA CARTOGRÁFICA, COMO POSTURA INVESTIGATIVA. APOIAMOS NAS OBRAS DE DELORY-MOMBERGER (2014), FRANCO E PIMENTA (2014), MAGALHÃES JÚNIOR (2009), NÓVOA (2009), PASSEGGI (2008), PIMENTA (1999), SILVA NETA; MAGALHÃES JÚNIOR E MACHADO (2019), TARDIF (2002), ENTRE OUTROS. CONCLUÍMOS QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER UM PROCESSO PERMANENTE POR POSSIBILITAR AO PROFESSOR A REFLEXÃO SOBRE SUAS AÇÕES, DECISÕES E ESCOLHAS NO SEU FAZER PEDAGÓGICO.