A DISCIPLINA DE QUÍMICA É CONSIDERADA DIFÍCIL, TANTO PELO PROFESSOR PARA TORNAR AS AULAS MAS ATRAENTE, QUANTO PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS ALUNOS, PELO FATO DOS SEUS CONCEITOS SEREM ABSTRATOS. DEVIDO AS DIFICULDADES DE METODOLOGIAS DE ENSINO EXISTENTES NO PROCESSO EDUCACIONAL PARA SE TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, A FIM DE FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO UTILIZAR TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. PARA ISSO, TRAÇOU-SE UM PERCURSO METODOLÓGICO NO QUAL DIVIDIU-SE EM ETAPAS, SENDO ELAS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, OBTENÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS. OS DADOS DESTE ESTUDO FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DO MÉTODO OBSERVACIONAL E APLICAÇÃO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM OS ALUNOS, PARA VERIFICAR SE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS APLICADAS TROUXERAM CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA POR PARTE DOS ALUNOS. AS RESPOSTAS OBTIDAS POR MEIO DAS ENTREVISTAS, FORAM ANALISADAS E INTERPRETADAS PELO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE BARDIN (2011). OS RESULTADOS APRESENTARAM POSITIVIDADE, POIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS OS ALUNOS MOSTRARAM MOTIVAÇÃO NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, NOS QUAIS PERCEBERAM A EFICÁCIA DO SEU USO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO. COM ISSO, NOTA-SE A EFICIÊNCIA QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS TROUXERAM PARA O ENSINO APRENDIZADO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.