A EDUCAÇÃO COMO ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6196 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo trazer à tona uma reflexão sobre a educação como alicerce para construção da formação do professor em meio a um espaço para o desenvolvimento reflexivo da prática pedagógica, tendo como pano de fundo o contexto social para as discussões e elaborações conceituais do dia a dia da atuação docente. Daí a necessidade da formação do professor ser construída ao longo de sua atividade docente através de um processo continuo de produção de saberes e troca de experiências, pois, entende-se que para a educação possibilitar a (auto) formação participada do professor, o mesmo precisa comprometer-se com a qualidade de sua formação e de sua prática, fazendo destas espaço para discussão, criação e inovação pedagógica. Dessa forma, este estudo destaca-se a relevância da formação inicial e continuada do professor para a qualidade de seu desenvolvimento educacional com a transformação social, assumindo, assim, a formação como um processo interativo e dinâmico, balizado pela realidade contextual em que o mesmo se insere. Logo, pensar em sua construção é preciso que aconteça a garantia da formação inicial, uma vez que a própria é um requisito essencial para o exercício do magistério, como também pensando na formação continuada que constitui uma necessidade intrínseca para os profissionais da educação que não deverá ser vista como momentos de atualização. A Formação Continuada integra-se a um processo permanente de desenvolvimento profissional e considera a problematização decorrente do exercício das atividades docentes. Enfim, todas essas premissas deverá apoiar-se na reflexão sobre o fazer escolar e assim possibilitar a auto-avaliação e a construção continua de sua profissionalização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSOR, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_21_55_27_idinscrito_26_af68502f761f2543f9a8c3a3663b98fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6196 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 26 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO ALICERCE PARA A CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo trazer à tona uma reflexão sobre a educação como alicerce para construção da formação do professor em meio a um espaço para o desenvolvimento reflexivo da prática pedagógica, tendo como pano de fundo o contexto social para as discussões e elaborações conceituais do dia a dia da atuação docente. Daí a necessidade da formação do professor ser construída ao longo de sua atividade docente através de um processo continuo de produção de saberes e troca de experiências, pois, entende-se que para a educação possibilitar a (auto) formação participada do professor, o mesmo precisa comprometer-se com a qualidade de sua formação e de sua prática, fazendo destas espaço para discussão, criação e inovação pedagógica. Dessa forma, este estudo destaca-se a relevância da formação inicial e continuada do professor para a qualidade de seu desenvolvimento educacional com a transformação social, assumindo, assim, a formação como um processo interativo e dinâmico, balizado pela realidade contextual em que o mesmo se insere. Logo, pensar em sua construção é preciso que aconteça a garantia da formação inicial, uma vez que a própria é um requisito essencial para o exercício do magistério, como também pensando na formação continuada que constitui uma necessidade intrínseca para os profissionais da educação que não deverá ser vista como momentos de atualização. A Formação Continuada integra-se a um processo permanente de desenvolvimento profissional e considera a problematização decorrente do exercício das atividades docentes. Enfim, todas essas premissas deverá apoiar-se na reflexão sobre o fazer escolar e assim possibilitar a auto-avaliação e a construção continua de sua profissionalização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PROFESSOR, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_24_05_2014_21_55_27_idinscrito_26_af68502f761f2543f9a8c3a3663b98fe.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@yahoo.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }