Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PIBID NA ESCOLA CAMPO: O OLHAR DO SUPERVISOR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PIBID, ESCOLA CAMPO Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6477
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O PIBID NA ESCOLA CAMPO: O OLHAR DO SUPERVISOR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar a experiência da supervisão escolar na formação acadêmica docente por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID- Subprojeto de Pedagogia Ensino Médio, URI - Câmpus de Frederico Westphalen. O programa desenvolvido na Escola Campo Instituto Estadual de Educação Madre Tereza iniciou no segundo semestre de 2012 tendo como principais atividades realizadas: conhecimento do PPP e do Regimento Escolar, da Estrutura e Funcionamento do Curso Normal, análise dos Planos de Estudos, observações, monitorias e intervenções nas disciplinas pedagógicas; planejamento e coordenação de oficinas pedagógicas, dentre outras ações educacionais. Considera-se que a atividade do Programa PIBID é de grande valia para a qualificação da formação docente, pois, proporciona um espaço de reflexão para os bolsistas acadêmicos do Curso de Pedagogia, bem como, para as supervisoras da Escola Campo, aproximando ainda mais os estudos da Universidade com a realidade das escolas de Educação Básica. Palavras-chave: Formação continuada; PIBID; Escola Campo; Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PIBID, ESCOLA CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_18_33_55_idinscrito_1918_53f23039ea4b47e8bda3349739ca1b5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DAL CANTON"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA D."
    "autor_email" => "vanessadalcanton@hotmail."
    "autor_ies" => "URI/FREDERICO WESTPHALEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6477
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => "O PIBID NA ESCOLA CAMPO: O OLHAR DO SUPERVISOR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente artigo visa relatar a experiência da supervisão escolar na formação acadêmica docente por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID- Subprojeto de Pedagogia Ensino Médio, URI - Câmpus de Frederico Westphalen. O programa desenvolvido na Escola Campo Instituto Estadual de Educação Madre Tereza iniciou no segundo semestre de 2012 tendo como principais atividades realizadas: conhecimento do PPP e do Regimento Escolar, da Estrutura e Funcionamento do Curso Normal, análise dos Planos de Estudos, observações, monitorias e intervenções nas disciplinas pedagógicas; planejamento e coordenação de oficinas pedagógicas, dentre outras ações educacionais. Considera-se que a atividade do Programa PIBID é de grande valia para a qualificação da formação docente, pois, proporciona um espaço de reflexão para os bolsistas acadêmicos do Curso de Pedagogia, bem como, para as supervisoras da Escola Campo, aproximando ainda mais os estudos da Universidade com a realidade das escolas de Educação Básica. Palavras-chave: Formação continuada; PIBID; Escola Campo; Universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PIBID, ESCOLA CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_18_33_55_idinscrito_1918_53f23039ea4b47e8bda3349739ca1b5d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DAL CANTON"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA D."
    "autor_email" => "vanessadalcanton@hotmail."
    "autor_ies" => "URI/FREDERICO WESTPHALEN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo visa relatar a experiência da supervisão escolar na formação acadêmica docente por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID- Subprojeto de Pedagogia Ensino Médio, URI - Câmpus de Frederico Westphalen. O programa desenvolvido na Escola Campo Instituto Estadual de Educação Madre Tereza iniciou no segundo semestre de 2012 tendo como principais atividades realizadas: conhecimento do PPP e do Regimento Escolar, da Estrutura e Funcionamento do Curso Normal, análise dos Planos de Estudos, observações, monitorias e intervenções nas disciplinas pedagógicas; planejamento e coordenação de oficinas pedagógicas, dentre outras ações educacionais. Considera-se que a atividade do Programa PIBID é de grande valia para a qualificação da formação docente, pois, proporciona um espaço de reflexão para os bolsistas acadêmicos do Curso de Pedagogia, bem como, para as supervisoras da Escola Campo, aproximando ainda mais os estudos da Universidade com a realidade das escolas de Educação Básica. Palavras-chave: Formação continuada; PIBID; Escola Campo; Universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.