UMA FORMAÇÃO CRÍTICA, EMANCIPADA E SOCIALMENTE COMPROMETIDA DEMANDA, DENTRE OUTROS A VALORIZAÇÃO DO SER SOCIAL, SEU ESPAÇO E VIVÊNCIAS, ASSIM QUANDO SE PLANEJA ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NO SEMIÁRIDO A CONTEXTUALIZAÇÃO TORNA-SE IMPERATIVA. NESTE CONTEXTO ESTE TRABALHO OBJETIVOU DISCUTIR SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DOS SOLOS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR COM ALUNOS DO 6º E 7º ANO, ABORDANDO A TEMÁTICA SOLOS DA CAATINGA, UTILIZANDO PARÓDIAS PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZOU-SE UM ESTUDO SOBRE A TEMÁTICA SOLOS DA CAATINGA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, REALIZADO EM PARCERIA COM A ESCOLA DE CIDADANIA CARLOTA COLARES DA PENHA OLIVEIRA, SOB O ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO NOVOS TALENTOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, NO CAMPUS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS-FAEC, NA QUAL OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DO 6º E DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. NESSE SENTIDO, ESSA ATIVIDADE BENEFICIOU A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE SOLOS. EM VISTA DOS ARGUMENTOS APRESENTADOS, AS PARÓDIAS CONTRIBUÍRAM PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA.