O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR, CONSIDERANDO OS ELEMENTOS CONTIDOS NAS PUBLICAÇÕES SOBRE O TEMA NO PERÍODO DE 2014 A 2019. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA CIRCUNSCRITO EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA POR MEIO DA QUAL FORAM ANALISADAS AS PUBLICAÇÕES DE SPUDEIT (2014), SCARINCI E PACCA (2015), GONÇALVES ET AL (2016), FRANÇA ET AL (2018) E MORAIS (2019). BUSCOU-SE REFERENDAR AS DISCUSSÕES E ANÁLISES EM AUTORES COMO PASSOS (2014), VASCONCELOS (2011), RUSSEL E AIRASIAN (2014), DENTRE OUTROS. INICIALMENTE ABORDA-SE O TEMA TOMANDO O PROFESSOR FRENTE AOS ATOS CONSCIENTE E COMPULSÓRIO DE EFETIVAR O PLANEJAMENTO COMO UM MOTE PARA AS REFLEXÕES E ANÁLISE REALIZADAS. NOS RESULTADOS ENCONTRA-SE A COMPREENSÃO DE QUE A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO RESIDE NO PROTAGONISMO DO PROFESSOR QUANDO ESTE CONCEBE O PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO COMO MACROELEMENTOS CONSTITUINTES E CONSTITUÍDORES DA AÇÃO DOCENTE.