ESTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIAS REALIZADAS E DESENVOLVIDAS A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO “COMPARTILHAR-II FASE” 3, COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA ESCOLA. É DESENVOLVIDO NUM BAIRRO DA BAIXADA FLUMINENSE DO RJ, ATENDENDO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES, QUE ESTUDAM NO ENSINO BÁSICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NO ENTORNO DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI. OFERTAMOS AÇÕES COM O INTUITO DE MEDIAR ÀS CRIANÇAS EM SUA RELAÇÃO COM OS SABERES MATEMÁTICOS E A APROXIMAÇÃO ENTRE O INSTITUTO E A ESCOLA. BASEADO NOS AUTORES BORIN, KISHIMOTO, COHEN E RAUDENBUSH, PRETENDE APRESENTAR REFLEXÕES QUANTO ÀS PRÁTICAS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDAS, BEM COMO ASPECTOS TEÓRICOS QUE EMBASAM TAL PRÁTICA E, DA MESMA FORMA, A EXPERIÊNCIA VIVIDA NO TRABALHO DESENVOLVIDO COM ESTUDANTES E PROFESSORES. A METODOLOGIA DE TRABALHO ENVOLVE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR OS CONCEITOS ENVOLVIDOS E DISCUTIRMOS AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO SEU USO EM SALA DE AULA. ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS, FOI POSSÍVEL AMPLIAR OS OLHARES PARA ALÉM DO CONHECIMENTO, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO HUMANA. ACREDITA-SE QUE A COPARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE DEFINIÇÃO, ELABORAÇÃO E EFETIVAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS FAVORECERAM A SUPERAÇÃO DA ROTINA DAS AULAS DITAS TRADICIONAIS, O DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS, SABERES DA EXPERIÊNCIA E A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROMOVENDO A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA.