CARDOZO, Wallisson Lopes et al.. A relação professor-aluno – um olhar pedagógico. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58772>. Acesso em: 23/12/2024 01:41
O PRESENTE ARTIGO TRATA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO, BEM COMO AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA E DO MEIO SOCIAL, E SUGERE PRÁTICAS DE REFLEXÃO QUE INCITAM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DE PAULO FRENTE. REFLETIMOS COMO ACONTECE O PROCESSO DE OPRESSÃO NA SOCIEDADE E SUAS PROBLEMÁTICAS NO CAMPO DA DOCÊNCIA, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PAPEL DE EDUCAR PARA UMA EMANCIPAÇÃO SOCIAL E REALIDADE ESCOLAR – INDICADA PELO SISTEMA DE DESMONTE PROFISSIONAL - E A ATUAL CONJUNTURA FAMILIAR DOS ALUNOS DA ERA CONTEMPORÂNEA. ENFATIZANDO O POTENCIAL TRANSFORMADOR QUE A EDUCAÇÃO TEM, COMO UMA FERRAMENTA QUE PODERÁ TRABALHAR PARA TRANSFORMAÇÃO DE VISÃO E PENSAMENTO DE SUJEITOS ATUANTES NA SOCIEDADE. A METODOLOGIA DESSE PROJETO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA DE MATERIAL TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO, ELENCANDO AUTORES QUE DISSERTEM SOBRE O ASSUNTO E SUBSIDIEM NOSSA DISCUSSÃO E É DE CUNHO QUALITATIVO. CONCLUÍMOS QUE, A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ORIENTADAS NOS PRESSUPOSTOS DO PATRONO DA EDUCAÇÃO, COM UMA PROPOSTA DIALÓGICA DE ENSINO, A EDUCAÇÃO PODERÁ PERCORRER UM VIÉS DE REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO DE ALIENAÇÃO SOCIALMENTE DISSEMINADA.