Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ELETROQUÍMICA., PURIFICAÇÃO DE EFLUENTES, , CORANTES, EXPERIMENTAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61068
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6060
    "inscrito_id" => 14935
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA., PURIFICAÇÃO DE EFLUENTES, ,CORANTES, EXPERIMENTAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14935_04102019001252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON"
    "autor_nome_curto" => "P. TAMIASSO-MARTINHON"
    "autor_email" => "pris-martinhon@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61068
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6060
    "inscrito_id" => 14935
    "titulo" => "MEIO AMBIENTE COMO TEMA TRANSVERSAL: ATIVIDADES DE ELETROCOAGULAÇÃO EM AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA., PURIFICAÇÃO DE EFLUENTES, ,CORANTES, EXPERIMENTAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID14935_04102019001252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA TAMIASSO-MARTINHON"
    "autor_nome_curto" => "P. TAMIASSO-MARTINHON"
    "autor_email" => "pris-martinhon@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.