AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS SÃO FREQUENTEMENTE TIDAS COMO VILÃS, SENDO POSSÍVEL OUVIR “SE TEM QUÍMICA NÃO É BOM”. NO PRESENTE TRABALHO SE BUSCOU MOSTRAR, DE FORMA PRÁTICA E PARTICIPATIVA, O QUANTO A QUÍMICA COOPERA PARA O NOSSO CONFORTO, E COMO PODE SER UTILIZADA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS AMBIENTAIS, NOCIVOS PARA TODA SOCIEDADE. NA AULA PROPOSTA FORAM ABORDADOS PROBLEMAS SOCIAIS (DESEMPREGO), CRESCIMENTO INDUSTRIAL, ELETROQUÍMICA, PROBLEMAS AMBIENTAIS E PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. QUESTIONAMENTOS SIMPLES, OS QUAIS MUITAS VEZES OS ALUNOS NÃO TÊM NOÇÃO, NORTEARAM DISCUSSÕES, DENTRE OS QUAIS: DE ONDE VEM A ÁGUA QUE SAI DA MINHA TORNEIRA? SERÁ QUE POSSO BEBÊ-LA? A QUÍMICA É TÃO NOCIVA QUANTO DIZEM? A AULA FOI APLICADA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CONSISTINDO NO USO DO TEMA CORANTES PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA QUÍMICA AMBIENTAL E INDUSTRIAL. ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO E DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA PARA A SOCIEDADE MODERNA, REALIZOU-SE UM EXPERIMENTO DE ELETROFLOCULAÇÃO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES, QUE É SIMPLES E VANTAJOSO. O EXPERIMENTO FOI REALIZADO EXATAMENTE COMO NA INDÚSTRIA, SENDO QUE OS ELETRODOS FORAM COLOCADOS DIRETAMENTE NA ÁGUA CONTAMINADA PELO CORANTE TÊXTIL, MAS UTILIZANDO-SE UMA BATERIA DE 9 V. OS ALUNOS CONSEGUIRAM IDENTIFICAR QUE A ÁGUA NO INÍCIO DO EXPERIMENTO ESTAVA MUITO MAIS ESCURA, QUE HOUVE A FORMAÇÃO DA LAMA E QUE A BATERIA FOI COMPLETAMENTE DESCARREGADA. TAMBÉM SE DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA NO PROCESSO NA PURIFICAÇÃO DA ÁGUA QUE CONSUMIMOS.