ESTE ARTIGO TEM COM OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE NO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. ESTE TRABALHO ESTÁ EMBASADO COM AS LEIS E DECRETOS QUE REGEM O AEE EM NOSSO PAÍS E EM AUTORES QUE ESTUDAM O TEMA, TAIS COMO GOMES (2007), RAMOS (2012), SANTOS (1999), SARTORETTO (2010), MANTOAN (2003), FIGUEIRA (2011) CORREIA (1999) DENTRE OUTROS. O MÉTODO UTILIZADO FOI O DE PESQUISA QUALITATIVA DE OBSERVAÇÃO E VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLA EM QUE ABORDOU A PRÁTICA EMBASADA NAS TEORIAS. O RESULTADO DO TRABALHO SE CONCENTRA EM REAFIRMA A SEGURIDADE DOS DOCUMENTOS OFICIAIS ONDE SE PROPÕEM A IMPORTÂNCIA DE FAZER ADEQUAÇÕES AOS MÉTODOS DE ENSINO DE MANEIRA A ELIMINAR BARREIRAS QUE POSSIVELMENTE ESTEJAM ATRAPALHANDO O DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA COMO TAMBÉM APRESENTA O TRABALHO REALIZADO PELO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POR MEIO DE ANAMNESES, PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO DE MATERIAIS, ADEQUAÇÃO DE ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS.