O PRESENTE ESTUDO É RESULTADO DA CONCLUSÃO DA DISCIPLINA POLÍTICA E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO, DO 3º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UERN. ESTE TRABALHO PRETENDE REALIZAR UMA DISCUSSÃO ACERCA DO META NÚMERO 5 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, A FIM DE ANALISAR CRITICAMENTE A PROPOSTA DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. PARTINDO DA EXPLORAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DO PNE (2014-2024) E TAMBÉM DO LIVRO LINHA DE BASE DO PNE (2014-2024), O OBJETIVO GERAL EM QUESTÃO É COMPREENDER QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DA META 5, QUAL É A SUA RELAÇÃO COM O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), E IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. CONCLUI-SE QUE, APESAR DAS TEORIAS PROPOSTAS NA META 5 DO PNE (2014-2024) SEREM DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, AINDA SÃO DIVERSOS OS FATORES LIMITANTES PARA QUE ELA FUNCIONE PLENAMENTE E OBTENHA SEU SUCESSO.