Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62033
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 7924
    "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7924_18082019103753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62033
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2400
    "inscrito_id" => 7924
    "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA/CAMPUS IV: CAMPO DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO BÁSICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7924_18082019103753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDILENE GOMES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE"
    "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.