O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS AÇÕES DO PIBID-MATEMÁTICA – UFPB/CAMPUS IV NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUY CARNEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É A ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA, INSERINDO OS LICENCIANDOS EM ATIVIDADES QUE ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES BÁSICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TAIS COMO: AUTONOMIA, ARGUMENTAÇÃO, CRIATIVIDADE, PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO, ENTRE OUTRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE POR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA E QUANTO À ABORDAGEM DO PROBLEMA FOI UTILIZADA A PESQUISA QUALITATIVA, CUJA AMOSTRA FORAM 04 (QUATRO) TURMAS, SENDO DUAS DO SEGUNDO ANO E DUAS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ECI SENADOR RUI CARNEIRO. DENTRE AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROJETO, FORAM REALIZADAS, OFICINAS TAIS COMO: MÃO NA MASSA, DOMINÓ TRIGONOMÉTRICO, JUJUMÉTRICAS, AULÕES ENEM E PLANTÕES DE DÚVIDAS. DETECTOU-SE QUE TAIS FAZERES AUXILIAM O APRIMORAMENTO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PARTE DOS ALUNOS BOLSISTAS; A INSERÇÃO DAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA AÇÃO DOCENTE; E REALÇAM AS INTER-RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA PRÁTICA DA PESQUISA ACADÊMICA ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS. CABE DESTACAR AINDA QUE, ESTES RESULTADOS CONFIGURAM A ESCOLA E O PIBID COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.