Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA DOCENTE: O USO DA REALIDADE VIRTUAL (RV) NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DIGITAL, GEOGRAFIA, REALIDADE VIRTUAL, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62680
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4141
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA DOCENTE: O USO DA REALIDADE VIRTUAL (RV) NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "NA CONTEMPORANEIDADE, PERCEBE-SE A IMERSÃO EM UM CONTEXTO DIGITAL E VIRTUALIZADO, ONDE A INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS OCORRE DE MODO NATURALIZADO E HARMONIOSO. NESTE SENTIDO, VÊ-SE A NECESSIDADE DE RELACIONAR ESTA REALIDADE AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES EM PROL DE MUDANÇAS QUE SE DIFERENCIEM, POSITIVAMENTE, DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO O EMPREGO DA RV PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS REFERENTES À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PODE IMPACTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, NO SEMESTRE DE 2019.1. PARA ISTO, O TRABALHO FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, COM ENFOQUE, PRINCIPALMENTE, NOS SEGUINTES TEMAS: DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REALIDADE VIRTUAL. DIVIDIU-SE EM TRÊS MOMENTOS: PLANEJAMENTO, COLETA, SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. CONSTATOU-SE QUE O RECURSO DE RV PROPORCIONOU AOS ALUNOS VISUALIZAÇÃO DE PAISAGENS GEOGRÁFICAS DE MODO SIGNIFICATIVO E AUXILIOU NO RECONHECIMENTO DE LUGAR E VERIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA PAISAGEM URBANA. ALÉM DISSO, PROPICIOU INTERESSE E CURIOSIDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES. PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE A ESTA PESQUISA A FIM DE DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES QUE VIABILIZEM O RECONHECIMENTO DE PAISAGENS CONTEXTUALIZAS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, GEOGRAFIA, REALIDADE VIRTUAL, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9315_26092019092258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA VIEIRA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA MUNIZ"
    "autor_email" => "geoalexsandraufc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62680
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4141
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA DOCENTE: O USO DA REALIDADE VIRTUAL (RV) NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "NA CONTEMPORANEIDADE, PERCEBE-SE A IMERSÃO EM UM CONTEXTO DIGITAL E VIRTUALIZADO, ONDE A INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS OCORRE DE MODO NATURALIZADO E HARMONIOSO. NESTE SENTIDO, VÊ-SE A NECESSIDADE DE RELACIONAR ESTA REALIDADE AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES EM PROL DE MUDANÇAS QUE SE DIFERENCIEM, POSITIVAMENTE, DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO O EMPREGO DA RV PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS REFERENTES À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PODE IMPACTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, NO SEMESTRE DE 2019.1. PARA ISTO, O TRABALHO FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, COM ENFOQUE, PRINCIPALMENTE, NOS SEGUINTES TEMAS: DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REALIDADE VIRTUAL. DIVIDIU-SE EM TRÊS MOMENTOS: PLANEJAMENTO, COLETA, SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. CONSTATOU-SE QUE O RECURSO DE RV PROPORCIONOU AOS ALUNOS VISUALIZAÇÃO DE PAISAGENS GEOGRÁFICAS DE MODO SIGNIFICATIVO E AUXILIOU NO RECONHECIMENTO DE LUGAR E VERIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA PAISAGEM URBANA. ALÉM DISSO, PROPICIOU INTERESSE E CURIOSIDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES. PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE A ESTA PESQUISA A FIM DE DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES QUE VIABILIZEM O RECONHECIMENTO DE PAISAGENS CONTEXTUALIZAS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, GEOGRAFIA, REALIDADE VIRTUAL, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID9315_26092019092258.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSANDRA MARIA VIEIRA MUNIZ"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA MUNIZ"
    "autor_email" => "geoalexsandraufc@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NA CONTEMPORANEIDADE, PERCEBE-SE A IMERSÃO EM UM CONTEXTO DIGITAL E VIRTUALIZADO, ONDE A INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS OCORRE DE MODO NATURALIZADO E HARMONIOSO. NESTE SENTIDO, VÊ-SE A NECESSIDADE DE RELACIONAR ESTA REALIDADE AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DOCENTES EM PROL DE MUDANÇAS QUE SE DIFERENCIEM, POSITIVAMENTE, DO MODELO TRADICIONAL DE ENSINO. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO VERIFICAR COMO O EMPREGO DA RV PARA COMPREENSÃO DE CONCEITOS REFERENTES À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, PODE IMPACTAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EM TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO, NA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ, NO SEMESTRE DE 2019.1. PARA ISTO, O TRABALHO FOI REALIZADO POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO, COM ENFOQUE, PRINCIPALMENTE, NOS SEGUINTES TEMAS: DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REALIDADE VIRTUAL. DIVIDIU-SE EM TRÊS MOMENTOS: PLANEJAMENTO, COLETA, SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. CONSTATOU-SE QUE O RECURSO DE RV PROPORCIONOU AOS ALUNOS VISUALIZAÇÃO DE PAISAGENS GEOGRÁFICAS DE MODO SIGNIFICATIVO E AUXILIOU NO RECONHECIMENTO DE LUGAR E VERIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DA PAISAGEM URBANA. ALÉM DISSO, PROPICIOU INTERESSE E CURIOSIDADE POR PARTE DOS ESTUDANTES. PRETENDE-SE DAR CONTINUIDADE A ESTA PESQUISA A FIM DE DESENVOLVER OUTRAS ATIVIDADES QUE VIABILIZEM O RECONHECIMENTO DE PAISAGENS CONTEXTUALIZAS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.