DIANTE DOS DIVERSOS CONCEITOS E ASPECTOS EXISTENTES NO PLANEJAMENTO, O PRESENTE ARTIGO ATENTA-SE ESPECIFICAMENTE AO CONTEXTO ESCOLAR. TENDO EM VISTA O PLANEJAMENTO É A FORMA DE ORGANIZAR A PRÁTICA, DE REFLETIR SOBRE O QUE FAZER, COMO FAZER E A QUE METAS SE PRETENDE CHEGAR. COMO OBJETIVO, BUSCAMOS MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO, PARA UMA ESCOLA COM MAIOR SENSO CRÍTICO E A NECESSIDADE DE SER PRODUZIDO DE MODO CONSCIENTE DA REALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS DIVERSAS VERTENTES. POIS, ELABORAR UM PLANEJAMENTO NÃO É ALGO SIMPLES E QUE DEVE SER ELABORADO DE QUALQUER FORMA. PRECISA-SE DE ANÁLISE, REFLEXÃO, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS. INDO ALÉM DO MERO CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR, O PLANEJAMENTO PODERÁ SER UM GRANDE ALIADO DO PROFESSOR. NÃO SE LIMITANDO A UMA ÚNICA FORMA DE SE TRABALHAR. POIS ASSIM, CONSEGUIRÁ COLOCAR EM PRÁTICA TUDO AQUILO OU BOA PARTE DO QUE ELABOROU PARA SUAS AULAS. DEVE-SE HAVER UMA ORGANIZAÇÃO, DEFININDO AQUILO QUE SE QUER TRABALHAR E O QUE DEVE SER AVALIADO. POIS, CASO CONTRÁRIO, O PROFESSOR NÃO TERÁ ÊXITO, E NÃO CONSEGUIRÁ TER UMA BOA PRÁTICA. CONTUDO, PARA HAVER MUDANÇA É NECESSÁRIO TER UMA VISÃO DIFERENCIADA, SAIR DO COMODISMO. REVENDO SUA PRÁTICA, ENCONTRANDO SOLUÇÕES, BUSCANDO INOVAR. DESTE MODO, NOTAMOS QUE NÃO É ALGO TRANQUILO, POR HAVER OBSTÁCULOS PELO CAMINHO. NO ENTANTO, A PARTIR DE TAL MUDANÇA PODERÁ SE TER RESULTADOS SATISFATÓRIOS E ASSIM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA SE CONSOLIDARÁ DE FORMA POSITIVA.