O DESAFIO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR VEM AUMENTANDO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NESSE CONTEXTO, OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO VÊM ASSUMINDO UM PAPEL ESTRATÉGICO, SE CONSTITUINDO UM IMPORTANTE EIXO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO E TORNANDO-SE UMA PARTE ESSENCIAL DESSE PERCURSO, POIS PERMITEM REFLETIR SOBRE A REALIDADE A PARTIR DE DADOS E INFORMAÇÕES. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER, A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAS E ANÁLISE DOCUMENTAL, O CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA EM ESPECIAL OS IMPACTOS CAUSADOS PELO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE), EM SALA DE AULA, NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - CAMPUS PETROLINA (PE).