LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60962 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3819 "inscrito_id" => 6406 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO" "resumo" => "O LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UM PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS, ESPECIFICAMENTE POR ATENDER A METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO DE LIBRAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É COMPREENDER COMO O USO DE RECURSOS VISUAIS PODE SER UTILIZADO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO NA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, DISPARANDO O USO DE ELEMENTOS MULTIMODAIS NUMA METODOLOGIA DE ENSINO APOIADA EM ESTRATÉGIAS VISUAIS. O CORPUS DO TRABALHO É ORGANIZADO PELAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM UM ALUNO SURDO E UM INTÉRPRETE DE LIBRAS. A METODOLOGIA APRESENTADA É O ESTUDO DE CASO, NO QUAL OS SUJEITOS DA PESQUISA RELATAM, ATRAVÉS DE SUAS EXPERIÊNCIAS VISUAIS, E TAMBÉM INTÉRPRETE COMO TRABALHO DE TRADUÇÃO PARA ELE. POR MEDIAÇÃO DE TRABALHO COM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA SALA DE AULA, PRIMEIRO FOI FEITA A REALIZAÇÃO DA ANOTAÇÃO, GRAVAÇÃO DE VÍDEO E, SEGUNDO, AS ENTREVISTAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ BASEADA NAS DISCUSSÕES SOBRE OS ELEMENTOS MULTIMODAIS, PEDAGOGIA VISUAL, LETRAMENTO VISUAL. OS RESULTADOS NOS APONTAM COMO COMPREENDERMOS A REALIDADE VIVIDA DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DA EJA, O QUAL TEM SE TRANSFORMADO NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A MODALIDADE DIFERENTE (ESPAÇO-VISUAL) QUE ESSE ALUNO SURDO CONSTRÓI ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DA LIBRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALUNO SURDO, LETRAMENTO VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6406_25092019112222.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO" "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA" "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60962 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3819 "inscrito_id" => 6406 "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO" "resumo" => "O LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) É UM PONTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS, ESPECIFICAMENTE POR ATENDER A METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO DE LIBRAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É COMPREENDER COMO O USO DE RECURSOS VISUAIS PODE SER UTILIZADO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNO SURDO NA SALA DE AULA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE, DISPARANDO O USO DE ELEMENTOS MULTIMODAIS NUMA METODOLOGIA DE ENSINO APOIADA EM ESTRATÉGIAS VISUAIS. O CORPUS DO TRABALHO É ORGANIZADO PELAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM UM ALUNO SURDO E UM INTÉRPRETE DE LIBRAS. A METODOLOGIA APRESENTADA É O ESTUDO DE CASO, NO QUAL OS SUJEITOS DA PESQUISA RELATAM, ATRAVÉS DE SUAS EXPERIÊNCIAS VISUAIS, E TAMBÉM INTÉRPRETE COMO TRABALHO DE TRADUÇÃO PARA ELE. POR MEDIAÇÃO DE TRABALHO COM EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA SALA DE AULA, PRIMEIRO FOI FEITA A REALIZAÇÃO DA ANOTAÇÃO, GRAVAÇÃO DE VÍDEO E, SEGUNDO, AS ENTREVISTAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTÁ BASEADA NAS DISCUSSÕES SOBRE OS ELEMENTOS MULTIMODAIS, PEDAGOGIA VISUAL, LETRAMENTO VISUAL. OS RESULTADOS NOS APONTAM COMO COMPREENDERMOS A REALIDADE VIVIDA DO ALUNO SURDO NA SALA DE AULA, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DA EJA, O QUAL TEM SE TRANSFORMADO NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM A MODALIDADE DIFERENTE (ESPAÇO-VISUAL) QUE ESSE ALUNO SURDO CONSTRÓI ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DA LIBRAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ALUNO SURDO, LETRAMENTO VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6406_25092019112222.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ACACÍ VIANA NETO" "autor_nome_curto" => "ACACÍ VIANA" "autor_email" => "acaci_vian@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }