Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVENDO UMA DIAGNOSE E PERCEPÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59844
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2944
    "inscrito_id" => 11965
    "titulo" => "DESENVOLVENDO UMA DIAGNOSE E PERCEPÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O TRABALHO TEVE COMO FOCO UM ESTUDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO, DIANTE DA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ATIVIDADES ENVOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMAS. PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS, PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO ÂMBITO DA PESQUISA DE CAMPO. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ATIVIDADE ESCRITA COM 06 QUESTÕES ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 109 ESTUDANTES. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS, INTERPRETADOS E ANALISADOS A PARTIR DO CONTEÚDO DAS FALAS DOS PESQUISADOS, SEGUNDO BARDIN (2009). A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TEVE COMO BASE AS DISCUSSÕES DE ALGUNS PESQUISADORES TAIS COMO SMOLE (2001); ALMEIDA(2006); MACHADO  (1998); LORENSATTI (2009), ETC. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE É MUITO IMPORTANTE QUE O ESTUDANTE APRENDA QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO PROBLEMA, O QUE ESTÁ SENDO PEDIDO E NÃO BUSQUE UMA FORMA MECÂNICA DE RESOLUÇÃO. CONSTATAMOS QUE AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES NAS RESOLUÇÕES DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PERPASSAM DE FORMA MAIS ACENTUADA NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA DESSAS RESOLUÇÕES. O ESTUDANTE DEVE LER E INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS SITUAÇÕES PROBLEMAS, CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SOLUÇÃO, APLICAR E CONFRONTAR A SOLUÇÃO ENCONTRADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID11965_04092019192141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER CLIMACO XIMENES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER XIMENES"
    "autor_email" => "kleber.climaco@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59844
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2944
    "inscrito_id" => 11965
    "titulo" => "DESENVOLVENDO UMA DIAGNOSE E PERCEPÇÃO NA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O TRABALHO TEVE COMO FOCO UM ESTUDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO, DIANTE DA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ATIVIDADES ENVOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMAS. PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS, PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO ÂMBITO DA PESQUISA DE CAMPO. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ATIVIDADE ESCRITA COM 06 QUESTÕES ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 109 ESTUDANTES. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS, INTERPRETADOS E ANALISADOS A PARTIR DO CONTEÚDO DAS FALAS DOS PESQUISADOS, SEGUNDO BARDIN (2009). A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TEVE COMO BASE AS DISCUSSÕES DE ALGUNS PESQUISADORES TAIS COMO SMOLE (2001); ALMEIDA(2006); MACHADO  (1998); LORENSATTI (2009), ETC. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE É MUITO IMPORTANTE QUE O ESTUDANTE APRENDA QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO PROBLEMA, O QUE ESTÁ SENDO PEDIDO E NÃO BUSQUE UMA FORMA MECÂNICA DE RESOLUÇÃO. CONSTATAMOS QUE AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES NAS RESOLUÇÕES DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PERPASSAM DE FORMA MAIS ACENTUADA NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA DESSAS RESOLUÇÕES. O ESTUDANTE DEVE LER E INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS SITUAÇÕES PROBLEMAS, CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SOLUÇÃO, APLICAR E CONFRONTAR A SOLUÇÃO ENCONTRADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID11965_04092019192141.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLEBER CLIMACO XIMENES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "KLEBER XIMENES"
    "autor_email" => "kleber.climaco@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS MATA NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO TEVE COMO FOCO UM ESTUDO SOBRE A INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO, DIANTE DA INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NAS ATIVIDADES ENVOLVENDO SITUAÇÕES-PROBLEMAS. PARA ATINGIR ESSES OBJETIVOS, PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO ÂMBITO DA PESQUISA DE CAMPO. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UMA ATIVIDADE ESCRITA COM 06 QUESTÕES ENVOLVENDO SITUAÇÕES PROBLEMAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA 109 ESTUDANTES. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS, INTERPRETADOS E ANALISADOS A PARTIR DO CONTEÚDO DAS FALAS DOS PESQUISADOS, SEGUNDO BARDIN (2009). A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA TEVE COMO BASE AS DISCUSSÕES DE ALGUNS PESQUISADORES TAIS COMO SMOLE (2001); ALMEIDA(2006); MACHADO (1998); LORENSATTI (2009), ETC. OS RESULTADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE É MUITO IMPORTANTE QUE O ESTUDANTE APRENDA QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO PROBLEMA, O QUE ESTÁ SENDO PEDIDO E NÃO BUSQUE UMA FORMA MECÂNICA DE RESOLUÇÃO. CONSTATAMOS QUE AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES NAS RESOLUÇÕES DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PERPASSAM DE FORMA MAIS ACENTUADA NA FALTA DE INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA DESSAS RESOLUÇÕES. O ESTUDANTE DEVE LER E INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS SITUAÇÕES PROBLEMAS, CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE SOLUÇÃO, APLICAR E CONFRONTAR A SOLUÇÃO ENCONTRADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.