O PRESENTE ARTIGO FOI ELABORADO A PARTIR DE UMA VISITA À UNIDADE UNIVERSITÁRIA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (UUNDC) VINCULADA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E OBJETIVA ESTABELECER UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA UNIDADE, ELABORADA EM OBSERVÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS, APONTADA NA LITERATURA COMO UMA DAS “FORMAS DE AJUDA” COM MAIOR VALOR NO TRABALHO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA EMPREGADA PARA ATINGIR O OBJETIVO FOI REVISÃO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, COM AUTORES QUE POSSUEM PRODUÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS E COM AUTORES QUE TRATAM QUESTÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO ROTINA, PLANEJAMENTO, ESTRUTURA FÍSICA DAS SALAS DE ATIVIDADE, ENTRE OUTROS. UTILIZAMOS, TAMBÉM, O REGISTRO IMAGÉTICO DA ESTRUTURA FÍSICA E ANOTAÇÕES REFERENTES AO RELATO DAS PROFESSORAS RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS DA INSTITUIÇÃO E DO CORPO ADMINISTRATIVO DURANTE A REFERIDA VISITA. CONCLUÍMOS, A PARTIR DA PESQUISA, QUE A PROJETUALIDADE PROPORCIONA A EDUCAÇÃO INFANTIL EXPERIÊNCIAS QUE ALIAM O CUIDADO E O ENSINO, ZELANDO PELO ESTÍMULO À AUTONOMIA E À DEMOCRACIA, SENDO A ALTERNATIVA PEDAGÓGICA IDEAL PARA ESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.