ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO E SUA EXECUÇÃO COM ALUNOS DO 1º AO 5º ANO EM UMA ESCOLA SITUADA NA ZONA NORTE DE NATAL. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTRUÇÃO DESSA INTERVENÇÃO FOI A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. O REFERENCIAL TEÓRICO É O DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, QUE COMPREENDE A CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO A PARTIR DA REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL E ENTENDE O PAPEL DA ESCOLA NESSE PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS EM SOCIEDADE. DENTRE OUTRAS, AS DEMANDAS IDENTIFICADAS INCLUEM QUESTÕES RELATIVAS À NECESSIDADE DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, VIOLÊNCIA NA HORA DO INTERVALO E PRÁTICAS DE AUTOMUTILAÇÃO ENTRE AS MENINAS. O CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DESSE PROJETO APONTA PARA A NECESSIDADE DE PROFISSIONAIS DE PSICOLOGIA NAS ESCOLAS, QUE TENHAM COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E QUE ROMPAM COM AS BARREIRAS QUE IMPEDEM O SUCESSO ESCOLAR.