Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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      DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.\r\n
      A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.\r\n
      A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n
      A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.
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      A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU. A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.

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