Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59337
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5900
    "inscrito_id" => 6546
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.\r\n
      A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.\r\n
      A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n
      A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6546_03102019231153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUEAS TOMAZ ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIQUEAS"
    "autor_email" => "tomazmiqueas@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59337
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5900
    "inscrito_id" => 6546
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.\r\n
      A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.\r\n
      A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n
      A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6546_03102019231153.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUEAS TOMAZ ALVES"
    "autor_nome_curto" => "MIQUEAS"
    "autor_email" => "tomazmiqueas@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU. A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.