OBJETIVOU-SE ANALISAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES E ALUNOS SOBRE AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUE FORMA OS ALUNOS FAZEM PARTE DO PROCESSO DE INCLUSÃO, BEM COMO A ATUAÇÃO DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E SUAS APTIDÕES PARA INTERAGIR E APLICAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALUNOS IDENTIFICADOS COMO PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. O MÉTODO UTILIZADO FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA QUE NOS PERMITIU OBTER OS DADOS ACERCA DA PRÁTICA DA INCLUSÃO NO COTIDIANO DE SETE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM/PA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 238 SUJEITOS: 40 DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; 181 ALUNOS E 10 EDUCADORES ENTRE PROFESSORES E DIRETORES, SENDO ESTES FORMULADOS JUNTAMENTE COM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS APLICADAS EM ALUNOS, PROFESSORES E DIRETORES. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO PROPOSTAS QUE SE COMPLEMENTAM E CAMINHAM EM DIREÇÃO A UM MODELO DE ESCOLA REALMENTE INCLUSIVA, RESSALTANDO TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA QUE AO INTERAGIR COM A ESCOLA E O CORPO DOCENTE, AJUDAM A FACILITAR O PROCESSO SOCIAL DE INCLUSÃO, BEM COMO REFORÇAR A DINÂMICA DAS RELAÇÕES E A COMUNICAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS.