SANTOS, Mylena Oliveira Dos. Educação inclusiva. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60120>. Acesso em: 23/12/2024 02:21
O ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL, PROCURANDO ENFATIZAR A VALORIZAÇÃO DESTA MODALIDADE DE ENSINO, ISSO PROPORCIONA UMA VISÃO AMPLA A RESPEITO DA INCLUSÃO E O DIREITO DE USUFRUÍ-LA DE UMA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA DE CADA SUJEITO ENVOLVIDO. ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS E DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES, AS VANTAGENS E OS PRECONCEITOS OCORRIDOS DIANTE DESTA TEMÁTICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI PAUTADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVEMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO SE RESTRINGE APENAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PROCURA ENFATIZAR MÉTODOS E SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE VALORIZE AS DIFERENÇAS QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM EM SUA TRAJETÓRIA EDUCATIVA. AS ESCOLAS INCLUSIVAS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE ALGUMAS DEFICIÊNCIAS BEM COMO PARA AS CRIANÇAS DITA “NORMAIS”. CONTUDO FAZ-SE QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ESTEJA À FRENTE DA LUTA POR EDUCAÇÃO COM IGUALDADE E EQUIDADE PARA TODOS, NÃO SÓ ELES COMO A POPULAÇÃO, POIS A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR, GÊNERO E ETNIAS.