ESTE TRABALHO É ESTUDO DE CASO PROMOVIDO PELA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRESENTE NO CURRÍCULO DAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. ESSA ATIVIDADE FOI PROPOSTA PELA DOCENTE DA DISCIPLINA E TINHA COMO OBJETIVO INVESTIGAR A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLAR EM RELAÇÃO A ACESSIBILIDADE DA ESCOLA E DOS MATERIAIS DIRECIONADOS PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE). TRÊS ESCOLAS FORAM VISITADAS E UM QUESTIONÁRIO FOI DIRECIONADO PARA FUNCIONÁRIOS QUE ESTAVAM EM DIRETO CONTATO COM ALUNOS COM NEE, PARA OS ESTUDANTES COM NEE E PARA OS ADMINISTRADORES DAS INSTITUIÇÕES. ESSE QUESTIONÁRIO FOI GRAVADO E SE DECORREU DE MANEIRA INFORMAL, COM ALGUMAS QUESTÕES DEFINIDAS PREVIAMENTE. AS TRÊS ESCOLAS POSSUÍAM ALUNOS COM NEE, MAS EM APENAS UMA FOI POSSÍVEL REALIZAR A ENTREVISTA COM UM ALUNO QUE POSSUÍA DIAGNOSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). NENHUMA DAS ESCOLAS DISPONIBILIZOU O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, MAS TODAS AFIRMARAM INCLUIR ALUNOS COM NEE NAS ATIVIDADES REGULARES. O ALUNO COM TEA AFIRMOU SER BEM TRATADO E BEM ACOMPANHADO PELOS FUNCIONÁRIOS E COLEGAS DE ESCOLA, AFIRMANDO QUE ALGUNS AMIGOS O AUXILIAVAM EM TAREFAS QUE ELE TINHA DIFICULDADE.