Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ

Palavra-chaves: ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61872
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1877
    "inscrito_id" => 9870
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO REGULAR DO ESTADO DO CEARÁ. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA QUE ATUAM NESSE ESPAÇO DA ESCOLA E MEMBROS DO NÚCLEO GESTOR – DIRETOR E COORDENADORES ESCOLARES, POR SEREM OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. A DISCUSSÃO NORTEOU-SE PELA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO E PAUTAS DE PLANEJAMENTO COLETIVO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CONSULTA AOS PROFESSORES E MEMBROS NÚCLEO GESTOR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, VOLTADOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS QUE DESESTIMULAM PROFESSORES QUANTO À UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO. PARA A COMPREENSÃO DESTE ESPAÇO E DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, APROXIMOU-SE DE ALGUNS REFERENTES, TAIS COMO TARCISO BORGES (2002), RAIMUNDO VALCEMIR SABÓIA GOUVEIA (2017), MARIA DO CARMO GALLIAZZI ET AL. (2001), PELA ABORDAGEM DE ASPECTOS SIGNIFICATIVOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS, BEM COMO CONSIDERAÇÕES PERTINENTES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ATÉ O OBJETIVO DE TAIS ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES E SUA APLICABILIDADE POR ESTE NA SUA VIDA SOCIAL. APRESENTA-SE TAMBÉM UMA PROPOSTA DE AÇÃO VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO AOS RECURSOS PEDAGÓGICOS EXISTENTES NOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9870_15082019083846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA HELEN CARDOSO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELEN GONÇALVES"
    "autor_email" => "helengoncalves.hcs@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61872
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1877
    "inscrito_id" => 9870
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO REGULAR DO ESTADO DO CEARÁ. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA QUE ATUAM NESSE ESPAÇO DA ESCOLA E MEMBROS DO NÚCLEO GESTOR – DIRETOR E COORDENADORES ESCOLARES, POR SEREM OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. A DISCUSSÃO NORTEOU-SE PELA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO E PAUTAS DE PLANEJAMENTO COLETIVO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CONSULTA AOS PROFESSORES E MEMBROS NÚCLEO GESTOR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, VOLTADOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS QUE DESESTIMULAM PROFESSORES QUANTO À UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO. PARA A COMPREENSÃO DESTE ESPAÇO E DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, APROXIMOU-SE DE ALGUNS REFERENTES, TAIS COMO TARCISO BORGES (2002), RAIMUNDO VALCEMIR SABÓIA GOUVEIA (2017), MARIA DO CARMO GALLIAZZI ET AL. (2001), PELA ABORDAGEM DE ASPECTOS SIGNIFICATIVOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS, BEM COMO CONSIDERAÇÕES PERTINENTES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ATÉ O OBJETIVO DE TAIS ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES E SUA APLICABILIDADE POR ESTE NA SUA VIDA SOCIAL. APRESENTA-SE TAMBÉM UMA PROPOSTA DE AÇÃO VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO AOS RECURSOS PEDAGÓGICOS EXISTENTES NOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9870_15082019083846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA HELEN CARDOSO GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELEN GONÇALVES"
    "autor_email" => "helengoncalves.hcs@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE OS DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO REGULAR DO ESTADO DO CEARÁ. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA QUE ATUAM NESSE ESPAÇO DA ESCOLA E MEMBROS DO NÚCLEO GESTOR – DIRETOR E COORDENADORES ESCOLARES, POR SEREM OS REPRESENTANTES DA COMUNIDADE ESCOLAR JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ. A DISCUSSÃO NORTEOU-SE PELA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO E PAUTAS DE PLANEJAMENTO COLETIVO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CONSULTA AOS PROFESSORES E MEMBROS NÚCLEO GESTOR, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS, VOLTADOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS OBSTÁCULOS QUE DESESTIMULAM PROFESSORES QUANTO À UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO. PARA A COMPREENSÃO DESTE ESPAÇO E DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, APROXIMOU-SE DE ALGUNS REFERENTES, TAIS COMO TARCISO BORGES (2002), RAIMUNDO VALCEMIR SABÓIA GOUVEIA (2017), MARIA DO CARMO GALLIAZZI ET AL. (2001), PELA ABORDAGEM DE ASPECTOS SIGNIFICATIVOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTAIS NOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS, BEM COMO CONSIDERAÇÕES PERTINENTES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ATÉ O OBJETIVO DE TAIS ATIVIDADES PARA OS ESTUDANTES E SUA APLICABILIDADE POR ESTE NA SUA VIDA SOCIAL. APRESENTA-SE TAMBÉM UMA PROPOSTA DE AÇÃO VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO AOS RECURSOS PEDAGÓGICOS EXISTENTES NOS LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.