O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS NAS SALAS DE EJA PELOS DOCENTES E DISCENTES INFLUENCIAM OU NÃO O PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI UMA PESQUISA DE OPINIÃO, ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA DOCENTES E DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO MUNICIPIO DE CEDRO/CE. APÓS AS RESPOSTAS OBTIDAS E AS OBSERVAÇÕES EM SALA FEITAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, ONDE FOI TRAÇADO AS CONSIDERAÇÕES E A TEORIA. NO ENTANTO, A FLEXIBILIDADE DAS ESCOLHAS FAZ COM QUE ALGUNS PROFESSORES NÃO BUSQUEM ALTERNATIVAS E/OU FERRAMENTAS DIFERENCIADAS PARA INCENTIVAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS DISCENTES, E ASSIM NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO A BAGAGEM CONSTRUÍDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DE MUNDO QUE ESTES ADQUIRIRAM AO LONGO DA JORNADA. PERCEBEU-SE QUE OS DESAFIOS ENCONTRADOS E APONTADOS PELOS ALUNOS, PODEM DE FORMA CLARA SEREM TRABALHADOS E AMENIZADOS A FIM DE UMA ERRADICAÇÃO DO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR.