UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010).