Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, PERSPECTIVA CTSA, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61862
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5063
    "inscrito_id" => 12625
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?"
    "resumo" => "UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, PERSPECTIVA CTSA, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5f5b59c662fdc_11092020080438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-09-11 08:04:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61862
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5063
    "inscrito_id" => 12625
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O QUE PODEMOS ENSINAR A PARTIR DO EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?"
    "resumo" => "UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, PERSPECTIVA CTSA, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO, EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5f5b59c662fdc_11092020080438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-09-11 08:04:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES"
    "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIA APRESENTADO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN (BRASIL, 1997) SINALIZAM UM ENSINO QUE PROPORCIONA AO EDUCANDO APROPRIAR-SE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO EXISTENTE COM POSSIBILIDADE DE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA, A TECNOLOGIA, A SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), ESTA PASSA A SER COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR. NESTE SENTIDO, DEBATER COM OS ESTUDANTES ASSUNTOS COM ESSA NATUREZA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É PERTINENTE POR INCLUIR MUITO MAIS QUE OS SABERES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, MAS TAMBÉM ACRESCENTAR A VIVÊNCIA DE UM CONJUNTO MAIS EXTENSO DE MANEIRAS DE EXPRESSÃO, COMPORTAMENTO E PRESENÇA ATIVA NO AMBIENTE NO QUAL ENCONTRAM-SE INSERIDOS (RODRIGUES, 2016). O TRABALHO DESCRITO FOI DESENVOLVIDO PELAS DISCENTES DO QUINTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS DE CODÓ, LOCALIZADO NO ESTADO DO MARANHÃO, A PARTIR DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. NA OCASIÃO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES UM QUESTIONÁRIO COM SETE E OUTRO COM QUATRO PERGUNTAS ABERTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM VINTE E SETE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, QUE DESENVOLVERAM DURANTE QUATRO SEMANAS, NAS AULAS DE CIÊNCIAS O EXPERIMENTO DA GERMINAÇÃO DO GRÃO DE FEIJÃO. A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA REALIZADA PERMITE CONCLUIR QUE ATUALMENTE O ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO, UMA VEZ QUE FAVORECE AO ESTUDANTE UM NOVO CAMPO DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÕES QUE PERMITEM AUXILIAR EM SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POIS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO COM CONHECIMENTO E COM OS AVANÇOS CIENTÍFICOS O INDIVÍDUO TEM ACESSO A FERRAMENTAS QUE PERMITEM A COMPREENSÃO DE SUAS AÇÕES SOBRE O MUNDO COMO UM TODO (ROCHA, 2010).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.