A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES DIANTE DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. NESSA PERSPECTIVA, É NOTÁVEL A SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DO CURRÍCULO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS, UMA VEZ QUE, CONHECENDO AS REAÇÕES QUE OCORREM EM RELAÇÃO À POLUIÇÃO DO AR, ÁGUA E SOLO, OS EDUCANDOS POSSAM TORNAR-SE CIDADÃOS COM UMA CONDUTA SUSTENTÁVEL. DESTE MODO, ASSIM COMO EXISTEM PRÁTICAS CORRETAS PARA O DESCARTE DOS DIVERSOS TIPOS DE LIXO, HÁ TAMBÉM FORMAS ADEQUADAS DE DESCARTAR OS MEDICAMENTOS VENCIDOS, SOBRAS E EMBALAGENS SEM CONTAMINAR O MEIO AMBIENTE. ISTO POSTO, ESTE TRABALHO, REALIZADO NA FORMA DE ESTUDO DE CASO PARA A DISCIPLINA ELETIVA DE QUÍMICA AMBIENTAL PRESENTE NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF-SERTÃO PERNAMBUCANO, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO E SE HÁ A COLETA CORRETA DOS MEDICAMENTOS NAS FARMÁCIAS DE FLORESTA-PE, BEM COMO SE ESTES ESTABELECIMENTOS INFORMAM AOS CONSUMIDORES SOBRE A FORMA ADEQUADA DE DESCARTE E SEUS RESPECTIVOS MALEFÍCIOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. A PESQUISA FOI REALIZADA COM UMA AMOSTRA DE QUATRO ESTABELECIMENTOS, FOI UTILIZADO COMO MÉTODO DE PESQUISA QUANTITATIVA QUESTIONÁRIOS COM QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA, DICOTÔMICAS E DE CLASSIFICAÇÃO. REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOS DADOS E UMA COMPARAÇÃO COM A TEORIA. DIANTE DAS ANÁLISES, VERIFICOU-SE QUE OS COMERCIANTES POSSUEM UMA CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES SOBRE O DESCARTE DE TAIS RESÍDUOS, BEM COMO DA LEGISLAÇÃO E DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA.