ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA AULA COM ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDA NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A REFERIDA ATIVIDADE CONTRIBUI PARA BUSCA DE METODOLOGIAS ALTERNATIVA ÀS AULAS TRADICIONAIS, QUE TEM O PROFESSOR COMO A FIGURA CENTRAL DA APRENDIZAGEM, QUE REPASSA OS SEUS CONHECIMENTOS, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS SABERES DOS ALUNOS. PARA COMPREENDER COMO UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA CONTRIBUI COMO RECURSO METODOLÓGICO QUE POSSIBILITA O DINAMISMO NAS AULAS FOI REALIZADA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM USO DO MÉTODO DE INTERVENÇÃO, DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO, SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI) E O MÉTODO DE AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO COM INSTRUMENTOS DE COLETAS COMO: DESENHO DOS ALUNOS E AVALIAÇÃO QUALITATIVA COM OBSERVAÇÃO DAS AÇÕES DOS ALUNOS DURANTE OS EXPERIMENTOS. ASSIM, PARA DAR INÍCIO À ATIVIDADE FOI PROPOSTO AOS ALUNOS A RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO PROBLEMA SOBRE O “LOOPING”. A ANÁLISE DESSA AULA, LEVA EM CONTA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E A CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, INTERAÇÃO COM OS COLEGAS, COM O PROFESSOR E ESPECIALMENTE A CAPACIDADE DE RELACIONAR O QUE APRENDEU COM SEU COTIDIANO. A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA, OBSERVOU-SE QUE ESTA, PROPORCIONOU AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS E FENÔMENOS RELACIONADOS AO LOOPING E AO SEU COTIDIANO. A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE INVESTIGATIVA DEMONSTROU SER UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA SUPERAR AULAS TRADICIONAIS, ASSIM, ESSA INICIAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, POSSIBILITARÁ AO ALUNO UM MELHOR DESEMPENHO À MEDIDA EM QUE FOR AVANÇANDO NAS ETAPAS SEGUINTES DAS FASES DE EDUCAÇÃO ESCOLAR.